Ferramentas Pessoais
Acções do Documento

Comemorações do 24º Aniversário do INSS em Quelimane

No âmbito das comemorações do 24º Aniversário do INSS, cujo epicentro foi no dia 18 de Setembro de 2013. A Delegação Provincial da Zambézia realizou várias actividades para marcar a efeméride, a saber: procedimentos de entrega de uma cadeira de rodas,realização de palestra e desportivas que tiveram início na semana comemorativa de 9 até 22 de Setembro...

No âmbito das comemorações do 24º Aniversário do INSS, cujo epicentro foi no dia 18 de Setembro de 2013. A Delegação Provincial da Zambézia realizou várias actividades para marcar a efeméride, a saber: procedimentos de entrega de uma cadeira de rodas,realização de palestra e desportivas que tiveram início na semana comemorativa de 9 até 22 de Setembro.

A INSS procedeu à entrega de uma cadeira de rodas a um Pensionista de Invalidez Álvaro Deveguene Álvaro. Este acto decorreu na sua residencia no quinto Bairro da Cidade de Quelimae. Após a entrega o Senhor Director Provincial do Trabalho Boaventura Manhique apelou ao pensionista para fazer o melhor uso possível do triciclo, referiu ainda sobre a necessidade de se fazer a manutenção regular.

Por sua vez, o pensionista agradeceu carinhosamente pela ajuda prestada pelo INSS, disse acatar as recomendações deixadas pelo que fará o bom uso do triciclo, pós não são todos os dias que somos agraciados com uma sorte igual.

No dia 18 de Setembro de 2013a Delegação do INSS em coordenação com a Universidade Católica de Moçambique realizaram uma Palestra Académica nas instalações da U.C.Malusiva ao tema: A Protecção Social Como Direito Fundamental – vertente da Segurança Social Obrigatória foi proferida pelo Senhor Delegado Provincial do INSS Olímpio César Pedro.No auditório fez - se sentir  a presença de várias individualidades entre representantes das Instituições judiciarias, Sindicatos, Empresários, Gerentes Bancarios, Académicos e Estudantes. No decurso da paslestra o Senhor Delegado Provincial  pronunciou sobre a importância e necessidade da Protecção Social como uma das estruturas sólidas de Protecção Social para enfrentar a crise Económicae Social.Citou exemplo actual da crise Económica Mundial e os reflexos pouco negativos na Alemanha devido a sua estrutura sólida e bem estruturada de Providência Social. 

Para fechar as actividades, foi realizado um torneio quadrangular de futebol de onze no campo da Sagrada Família em Quelimane.Neste torneio envolveu equipas que disputam o Campeonato de Veteranos da Cidade de Quelimane. Competição que equipa no INSS também fez parte. Para o certame foram convidadas as seguintes equipas: Aeroporto, Amigos da Bola e Cornelder, nas duas partidas a equipa do INSS sagrou-se vencedora, tendo derrotado o Aeroporto por 3- 0 e no final venceu os Amigos da Bola por 3 -1 na marcação das grandes penalidades depois de prevaleer o empate por 2-2 no tempo regulamentar.de salientar que no final da primeira parte o INSS perdia por 2 bolas sem resposta, no reatamento do Segundo Tempo, alterações foram feitas e logo aos 5 minutos foi reduzida a desvantagem por intermédio de Tepueia, a igualdade viria a ser restabelecida nos 21 minutos por intermédio de Hélio, para alegria dos presentes, com destaque para o Director Provincial do Trabalho e do Delegado Provincial do INSS.No final o Delegado Provincial procedeu à entrega dos troféus aos participantes, o maior troféu coube ao INSS pela conquista do primeiro lugar do torneio. A cerimónia terminou com um Cocktail realizado no Clube Ferroviário de Quelimane oferecido a todos os participantes do torneio quadrangular.

Durante a semana comemorativa do 24º Aniversário do INSS 326 contribuintes participaram na formação sobre a matéria do SISSMO( Sistema de Segurança Social  de Moçambique) via electrónica no que diz respeito ao pacote de arrecadação de contribuições do Sistema de Segurança Social. Esta formação teve lugar  nas instalações  do INSS em Quelimane nos dias 12, 16 e 20 de Setembro de 2013. De salientar que a maior parte destes está a inserir os seus dados no Sistema nas Instalações do INSS e outro número reduzido nas suas empresas.

 No ambito da expansão do Sistema SISSMO, deslocaram-se aos distritos de Mocuba, Alto Molocué e Gurué, no dia 30 de Setembro, três técnicos da área, com o objectivo de formarem contribuintes sobre a matéria  do ( Sistema de Segurança Social  de Moçambique) via electrónica. Para o efeito Mocuba serão formados 100 contribuintes, Alto-Molocué 50 e Gurué 100 contribuintes.

 A Delegação tem como perspectiva abranger 1.500 (mil quinhentos) contribuintes no Sistema SISSMO até o mês de Dezembro de 2013, para o efeito será realizada formações contínuas em todos os Distritos da  Província da Zambézia onde as condições para o efeito sejam favoráveis.

Os participantes foram unânimes em afirmar que o SISSMO é bem-vindo, pós traz muitas vantagens e certamente irá contribuir para uma melhor interacção entre o INSS e os seus utentes no que diz respeito à simplicidade no procedimento de pagamento da taxa do INSS e controlo.Pois, o Sistema não só reduzir os gastos em termos de valores monetários como à compra das folhas de Remunerações.Também reduz o tempo que seria necessário para a elaboração mensal das mesmas elimina a necessidade dos contribuintes dirigirem-se as Instalações do INSS para tratarem dos pagamentos de contribuições assim como as inscrições dos trabalhadores.

 

 

 

« Abril 2014 »
Do
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930
AUTENTICAÇÃO