Informação

Abdul Razak visita agricultor de sucesso no Posto Administrativo de Munhamade Distrito de Lugela.

Data: 16/01/2017

A visita da machamba do agricultor de sucesso que responde pelo nome de Jabir Pelembe que explora 500 hectares 120 dos quais para o cultivo de milho e restantes de feijão bóer entre outras culturas.

Na ocasião, o chefe do executivo da Província da Zambézia manifestou sua satisfação afirmando que ficou impressionado com o que viu porque revela capacidade de produção de comida com base no apoio prestado pelo governo local, boa experiência de utilização de máquinas a ser alargada a outros produtores quer de outros distritos da Zambézia como de outras províncias do país.

É um bom exemplo para todos nós porque o dono é simultaneamente gestor do parque de máquinas que apoia outros produtores e naturalmente mostra aos outros que pode ter sua produção.

Os objectivos é estimular os produtores, ao nível dos governos distritais e provincial, vamos procurar estimular os mercados locais para absorver esta produção melhorando a via de acesso e por outro lado o sistema de irrigação através do pequeno riacho de modo a incentivar outras variedades como arroz, hortícolas entre outras.

Questionado sobre como nasceu a iniciativa, Jabir Pelembe respondeu que primeiro requereu a gestão do parque de máquinas agrícolas e ganhou o concurso. Em seguida foi aconselhado no sentido de usar as máquinas para produzir comida, abraçou este conselho e concretizou a iniciativa nesta experiência onde sua manifesta ideia de agro processamento é bem-vinda e o Governo provincial tudo fará para apoia-la.