Informação

Conselho técnico do INGC - regista cinco óbitos na província da Zambézia

Data: 17/01/2018
Conselho técnico do INGC - regista cinco óbitos na província da Zambézia

Até o momento foram registados cinco óbitos dos quais três no Distrito de Morrumbala arrastados pela água do caudal do rio Chire e dois no Distrito de Milange por descargas atmosféricas confirmados pelas entidades de saúde local segundo a Delegada do INGC, Maria Madalena disse aos órgãos de comunicação social.

Entretanto as chuvas que têm vindo a cair nos últimos dias ainda são necessárias ao sector de agricultura porquanto o caudal de rios Licungo e Lugela ainda não atingiram o sinal de alerta.

Socorrendo-se de dados apresentados pelos técnicos da meteorologia e da Ara Centro Norte presentes na sessão, realizada no dia 16 de Janeiro de 2018 para análise e partilha de informações relativamente a quantidade de precipitação atmosférica incluindo a situação hidrográfica destes, Madalena sublinhou que até o momento a quantidade máxima registada foi de 30 milímetros cúbicos mas ainda prevêem-se chuvas intensas entre 100 a 200 milímetros até o dia 18 de Janeiro de 2018, principalmente na zona norte da Província da Zambézia.

Falando da depressão que se esperava entrar no País através da Província da Zambézia disse que acabou entrando pela Províncias de Nampula onde está a causar danos incalculáveis.

Não obstante, até o momento foram registados cinco óbitos dos quais três no Distrito de Morrumbala arrastados pela água do caudal do rio Chire e dois no Distrito de Milange por descargas atmosféricas confirmados pelas entidades de saúde local segundo o ponto focal da DPS Arcangelo Amussala.

Entretanto, Maria Madalena, na Iª Sessão Ordinária do Governo Provincial em curso na sala de Acessões da Direcção Provincial da Economia e Finanças da Zambézia também repisou o facto.

Entretanto a população iniciou o abandono de zonas de risco de inundações e cheias nos distritos de Namacurra, sete famílias, Maganja da Costa 17 famílias.

Dados apresentados no Conselho Técnico do INGC indicam que para a prontidão da Província face a esta situação foram activados os Comités Operativos da Emergência, COEs distritais, 225 Comités locais de Gestão de Risco de Calamidades e pré-posicionados combustíveis e lubrificantes para quatro barcos distribuídos um no Distrito de Namacurra, outro em Morrumbala e dois na Maganja da Costa além de 120 toneladas de arroz distribuídos em 60 no Distrito de Quelimane, 30 em Mocuba, 15 na Maganja da Costa e igual número em Pebane.  

Fonte: Ics