Informação

DP Juventude e Desporto realizam primeira Plenária Provincial do CIADAJ

Data: 10/12/2018
DP Juventude e Desporto realizam primeira Plenária Provincial do CIADAJ

O Director Provincial da Economia e Finanças Graciano Francisco que dirigiu este evento disse na sessão de abertura que os assuntos da juventude são tratados com muita delicadeza ao nível do Governo Provincial, olhando aquele provérbio que diz "a juventude é a seiva da nação" e a continuidade do desenvolvimento da nossa Província.

"Sem os jovens, a nossa Província não pode dar continuidade aos vários projectos que neste momento estão a ser desenhados pois a avaliar aquilo que tem sido as actividades realizadas, grande parte dessas actividades são realizadas pelos jovens.

E foi dito aqui que cerca de 2.5 milhões de habitantes de um total de 5.1 milhões de habitantes da Província da Zambézia são jovens, ou seja aproximadamente 50 porcento da nossa população é jovem e é esta juventude que é envolvida na massa laboral.

No ano passado conseguimos integrar mais de 24 mil jovens nos postos do emprego em vários pontos da nossa Província.

Neste momento temos um projecto que esta a decorrer no Distrito de Mocuba onde passei ví que grandes partes de trabalhadores são jovens, temos mais de 700 jovens que estão naquele Projecto de implantação da fábrica de produção da energia de 40 Megawats.

O Sector da Educação admitiu mais de mil e duzentos e tal professores todos estes são jovens que estão nas escolas e grande parte de professores espalhados em todos cantos da nossa Província são jovens que asseguram o desenvolvimento da nossa Província.

É nossa obrigação como Governo, tratar bem os jovens, infelizmente os momentos actuais dada a conjuntura económica financeira que o Pais atravessa, pode não parecer que este apoio esteja a acontecer com alguma rigorosidade mas tudo é feito para garantir que a nossa Juventude se sinta integrada nos aspectos de desenvolvimento da nossa Província quiçá em todo o Pais.

Queremos saudar o envolvimento da nossa Juventude, quer no desporto, quer em várias actividades porque sem os jovens, o País não cresce e não desenvolve. Os adultos têm que passar o legado para a nossa juventude para termos um Moçambique mais feliz, desenvolvido e a todos níveis.

A primeira reunião que hoje vamos ter provavelmente pode ser que as condições não tenham sido criadas em cem porcento devido a varias actividades dos membros do Governo, a partir do Governador que esta numa reunião em Maputo e hoje esta a sair para uma reunião em Nacala amanha, ligada as estradas rurais, da nossa Província, quem vai fazer estas estradas rurais são os nossos jovens.

Fonte: Ics