Informação

Directora Geral do INGC apela Organização e esforços no centro de reassentamento de Namitanguirine para normalidade da vida da população acomodada.

Data: 10/04/2019
Directora Geral do INGC apela Organização e esforços no centro de reassentamento de Namitanguirine para normalidade da vida da população acomodada.

A Directora Geral do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), Augusta Maíta disse em conferência de imprensa, no âmbito da visita que efectuou, no dia 09 de Abril do ano 2019, aos Distritos de Maganja da Costa, Nicoadala e Chinde seriamente afectados pelo ciclone IDAI e Cheias, na Província da Zambézia que as pessoas têm muita vontade de retomar a vida e estão a fazê-lo sendo a preocupação actual, os utensílios e meios de produção.

"Já estivemos no Distrito de Maganja da Costa e daqui vamos ao Distrito de Chinde para depois seguirmos para a Província de Sofala onde também vamos visitar os nossos irmãos afectados pelo ciclone IDAI, na cidade da Beira." 

 Na ocasião a população pediu kits agrícolas (enxadas, catanas e semente) para produção e construção de suas casas, nos talhões cedidos pelo Governo bem como material de cozinha (panelas, pratos) entre outros para confecção individual ou em família de produtos alimentares.

Augusta reconheceu que a mesma não é suficiente e garantiu que será melhorada pelas organizações não-governamentais e parceiros de cooperação com quem o INGC trabalha, estando os quais actualmente unidos ao único representante.

"Quero pedir para que nos organizemos e quando eles chegarem possamos definir quem está muito mal e pode receber primeiro porque muitas vezes, todos queremos ser primeiros enquanto sabemos que entre nós, há aquelas pessoas que não têm nada, como é o caso de velhos, mulheres grávidas e crianças órfãs e vulneráveis.

O que podemos fazer neste momento é fazer chegar estes recursos que são os kits de abrigo que incluem lona para montar a casa no talhão, material de trabalho composto por enxada, catana e alguma alimentação".

Refira-se que o Centro de Reassentamento de Namitanguirine está situado no Distrito de Nicoadala e nele o INGC está a proceder a entrega de lonas para mudança dos beneficiários para os talhões definitivos incluindo a alimentação aos agregados familiares para um período de 15 dias.

Fonte: Ics