Informação

Governo cria mecanismo de prevenir a propagação de cólera de Malawi ao nosso País via Zambézia

Data: 19/01/2018
Governo cria mecanismo de prevenir a propagação de cólera de Malawi ao nosso País via Zambézia

O Director Provincial de Saúde da Zambézia, Hidayat Kassim confirmou a montagem de postos de desinfecção na fronteira para impedir a propagação de cólera que eclodiu no vizinho Malawi para Moçambique através da Província da Zambézia.

Hidayat revelou este facto a margem da primeira reunião provincial da melhoria da qualidade, realizada na capital do coco, cidade de Quelimane.

Na ocasião aquele dirigente máximo de Saúde na Zambézia disse e citamos:"De facto temos a informação que há cólera no Malawi. Neste caso ao nível da nossa Província da Zambézia, nós montamos postos de desinfecção, lavagem das mãos, na fronteira, nos Distritos de Morrumbala, no Posto Administrativo de Chire, dois postos, dois no Molumbo, em Casil e Korromana e um em Milange em Muolossa.

Durante três dias desinfectamos aproximadamente 960 pessoas que passaram nestas zonas fronteiriças mas também, 175 bicicletas.

Temos um stok adequado de produtos químicos que ajudam a desinfecção das mãos como também de artigos e já distribuímos para todos distritos.

Diariamente, temos feito este trabalho ao nível da região fronteiriça. O nosso canal endémico esta na zona de segurança nestes três locais, estamos a evitar porque neste período de chuvas com aparecimento de cólera no Malawwi o nosso canal endémico pode-se deslocar para zona de alarme ou ate para zona de perigo por isso estamos a fazer um esforço possível para impedir o alastramento da cólera de Malawi para Zambézia neste caso para o nosso Pais.

Para além disso estamos a fazer a sensibilização das comunidades da zona fronteiriça através de palestras e encontros com as comunidades para intensificar lavagem das mãos, fervura de água e seu tratamento com certeza, para evitar o aparecimento de doenças de origem hídrica.

Vamos continuar a sensibilizar e também por outro lado criamos stok de medicamento de urgência para os primeiros cem casos que possam surgir tanto ao nível Provincial como destes três Distritos.

Temos stocks suficientes de enlatados de ringa, soros de hidratação oral, sistemas de soros, agulhas, seringas, paracetamol, neftamol, cotrimissazol e outros antibióticos que nos ajudam a tratar todo este tipo de situações.

A situação epidemiológica é calma estamos na zona de segurança mas poderá-se deslocar para zona de alarme a qualquer hora.

Fonte: Ics