Informação

Madeira da “Operação Tronco” resulta em 155 mil carteiras

Data: 17/11/2017
Madeira da “Operação Tronco” resulta em 155 mil carteiras

MAIS de 155 mil carteiras escolares serão produzidas e distribuídas por diferentes estabelecimentos de ensino público até 2019, na província da Zambézia, com o recurso a madeira apreendida durante a “Operação Tronco” realizada pelo Governo em Março último.

O Director Provincial da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural da Zambézia, Diogo Borges, disse ontem que numa primeira fase serão produzidas 2500 carteiras pela OLIBA Moçambique, empresa vocacionada à produção de mobiliário, que ganhou o concurso público.

O défice da Zambézia em termos de carteiras escolares é de 1 55 150, o que corresponde ao número real de carteiras que serão produzidas para resolver o problema até 2019.

Borges Diogo não avançou o valor que será investido pelo Governo para produzir o mobiliário escolar, mas a nossa Reportagem sabe que cada cadeira dupla no mercado local varia entre 4 700 e 5 500 meticais, o que poderá totalizar mais de 737 milhões de meticais.

O nosso entrevistado afirmou que a concretização do plano de produção de carteiras vai tirar do chão numerosas crianças que estudam em condições deploráveis, melhorando, deste modo, a qualidade de ensino.

Borges Diogo referiu que se todos os alunos estudarem em condições adequadas têm mais possibilidades de melhorar a caligrafia e escrita, bem como evitar que apanhem doenças durante as aulas pelo facto de estarem sentados no chão e, nalgumas vezes, húmido devido às condições atmosféricas.

Durante a “Operação Tronco” realizada entre os dias 1 a 4 de Março deste ano, nos distritos de Quelimane, Nicoadala, Mocuba, Mocubela, Maganja da Costa e Mopeia, foram apreendidos 5.049 toros de madeira, correspondentes a 1.651,18 metros cúbicos. É com essa madeira que serão produzidas de forma faseada as carteiras escolares que serão colocadas à disposição dos alunos.

A “Operação Tronco” visava assegurar a gestão transparente e sustentável dos recursos naturais e do meio ambiente. Na ocasião, foram visitados 22 estaleiros e parques, o que culminou com a aplicação de multas no valor de dois milhões e cento e vinte mil meticais.

Informações em nosso poder indicam que todas as empresas multadas já pagaram as suas penalizações na totalidade.

Fonte: JN