Informação

Ministério da educação e desenvolvimento humano, em parceria com a USAID lançam na Zambézia o programa VAMOS LER! para descobrir o mundo

Data: 15/08/2017
Ministério da educação e desenvolvimento humano, em parceria com a USAID lançam na Zambézia o programa VAMOS LER!  para descobrir o mundo

VAMOS LER! É um programa de educação bilingue para melhorar a aprendizagem de leitura e escrita das crianças na 1a, 2a e 3a  classes nas línguas Emakhuwa, Elomwe, Echuwabo e Português. Este programa vai abranger 72 escolas em oito distritos da província.

De referir que ao nível do país este projecto, o primeiro do género em Moçambique, abrange actualmente as províncias de Nampula e Zambézia onde beneficia pouco mais de 46 mil crianças. Na Zambézia o projecto abrange a capital provincial, Quelimane, e os distritos de Nicoadala e Mocuba.

O projecto tem como objectivo fundamental apoiar o Ministério da Educação no esforço de melhoria das habilidades de leitura nas classes iniciais do ensino primário, bem como a qualidade da gestão escolar.

O mesmo está a ser implementado através das suas instituições locais. Dados disponíveis referem que a escolha destas duas províncias para a implementação do projecto deve-se ao facto de as mesmas serem aquelas que apresentam maior número de efectivos escolares ao nível do país.