Informação

Nazira Abdula participa na demonstração de papas enriquecidas no Hospital 17 de Setembro

Data: 14/09/2017
Nazira Abdula participa na demonstração de papas enriquecidas no Hospital 17 de Setembro

A Ministra de Saúde, Nazira Abdula agradeceu ao grupo de mães pela recepção agradável, e a demonstração de papas enriquecidas que segundo ela é uma maneira que o Governo encontrou para fazer passar mensagens do envolvimento comunitário para termos população saudável.

"A minha mensagem é que continue a promover mais mensagens para melhoria da saúde e que o governo está preocupado com a melhoria da saúde da população.

Queremos população saudável e não doente por isso está a ver o que é que os nossos técnicos estão a fazer para que a população não fique doente. 

Temos que ensinar a população a não contrair doenças combatendo o local onde o mosquito causador da malária se reproduz.

Quando chegamos aqui, obrigaram-nos a lavar as mãos e em casa, temos que fazer o mesmo. Temos os nossos parceiros dos Estados Unidos de América a apoiar-nos a combater o HIV e sida mas isto não basta, o mais importante é termos a vontade de participar neste combate, saber que quando a criança nasce, o mais importante é o leite da mãe porque há mensagens erradas que contrariam isto afirmando que o melhor é ir ao curandeiro.

A vossa Ministra quer ser ministra de saúde e não das doenças.

Outro problema que nos preocupa é o dos casamentos prematuros onde crianças de 12, 13 e catorze anos são mães de outras crianças.

O Director Provincial de Saúde, Hidayat Kassim agradeceu a visita afirmando que "estamos a fazer a demonstração de papas enriquecidas, no âmbito de combate a desnutrição crónica, no qual a Província da Zambézia já conta com 53 técnicos de nutrição onde metade dos quais foram afectos em quase todos distritos, alguns chegando a terem dois ou mais.

Sabemos que o nível de prevalência da desnutrição é mais alto nas nossas comunidades onde temos muitas crianças padecendo da desnutrição crónica.

Precisamos mais técnicos nutricionistas para combater estas situações embaraçosas das nossas crianças.

Os nossos indicadores estão a melhorar, a nossa taxa de cura de desnutrição crónica tem vindo a melhorar anualmente. Em 2016 situava-se em 56 porcento, no começo deste ano subiu para 71 porcento e a nossa meta é 75 porcento. 

O Administrador do Distrito de Quelimane, João Carlos Carneiro agradeceu a visita ao Centro 17 de Setembro, sito na área de sua jurisdição, afirmando que é uma agenda que incrementa os cuidados da saúde tendo em conta a qualidade, os níveis de atendimento incluindo as jornadas científicas que incidem no combate da doença sobretudo ao HIV e Sida que inquieta a nossa população.

Que tenhamos cada vez mais estes serviços abrangentes às zonas longínquas como insídua, Yonge, Edugo, Marongane e Madal entre outros que precisam mais intervenções.

Saudamos os esforços do governo na disponibilização de médicos reduzindo as dificuldades que temos enfrentado apesar de igualmente termos tido apoios ao nível do FGH entre outras organizações.

De igual modo a entrega do aparelho que mede a carga viral no hospital geral que vai nos ajudar na identificação de mais casos ao nível do nosso Distrito, sem deixar a parte a necessidade de mais ambulâncias.

Fonte: ICS