Informação

Nyusi inaugura a ligação da rede eléctrica nacional à Mulevala na Zambézia

Data: 03/04/2019
Nyusi inaugura a ligação da rede eléctrica nacional à Mulevala na Zambézia

Filipe Jacinto Nyusi inaugura a ligação da rede eléctrica nacional ao Distrito de Muleva, no dia 29 de Março do ano 2019, completando desta forma os 22 Distritos da Província da Zambézia com Postos Administrativos Sedes ligados à energia da Hidroeléctrica de Cahora Bassa entre alguns outros Postos Administrativos.

Na ocasião, Filipe Nyusi disse com a inauguração deste empreendimento já podemos dizer com orgulho missão cumprida  à população de Mulevala e missão cumprida para toda população porque nenhum  dos 22 Distritos cuja Sede não tenha energia eléctrica da rede nacional pese embora

Nos últimos tempos perderam a vida muitos compatriotas, um pouco por todo o Pais, por muitas calamidades por fenómenos meteorológicos, ciclones, inundações mas também por descargas atmosféricas na Província da Zambézia.

Deu-se o ciclone IDAI, ciclone este que foi mais severo nas Províncias de Sofala, Manica, Zambézia e um pouco de Inhambane e na Província de Tete tivemos uma fúria de águas que cruzaram com o rio Zambeze e encheram o Distrito.

Por isso quero de forma reiterada manifestar em nome do Governo da Republica de Moçambique e meu nome próprio, a nossa solidariedade a todos nossos compatriotas das Províncias directa e indirectamente afectadas por ciclone.

Enquanto saudamos o movimento de solidariedade que se gerou em torno desta situação de calamidades naturais onde as pessoas vão se juntando em todas Províncias e deram um pouco que tinham, reafirmamos o nosso compromisso como Governo, de fazermos o melhor possível para minorar o sofrimento dos nossos compatriotas.

Compatriotas, constitui motivo de grande honra e satisfação, estarmos aqui em Mulevala, a dirigir esta cerimónia de inauguração do sistema eleático para iluminação deste Distrito a partir da energia eléctrica da rede nacional.

Trata-se de mais uma prova inequívoca de que como Governo, agimos determinados e focamos na solução concreta das preocupações do nosso povo.

Com a inauguração desta infoestrutura, dizemos com orgulho, missão cumprida População de Mulevala, missão cumprida, povo moçambicano.

Cumprimos na íntegra o programa definido para o presente quinquénio de prosseguir com a electrificação normal e completa de todas Sedes de Distritos e o Distrito de Mulevala coloca ponto final esta etapa.

A partir de hoje, não há nenhum Distrito da República de Moçambique cuja Sede não tenha energia. Apraz-nos ainda informar que não só apenas terminamos antes do fim do quinquénio, como tínhamos dito que até o fim do ano, terminamos antes do fim do quinquénio.

 Completemos a iluminação das Sedes Distritais mas também ao longo do corredor conforme a explicação que nos foi dada aqui, fornece a energia ao Distrito de Muleva e três outros locais nomeadamente, o Posto Administrativo de Mugeba, Nampevo e a Locadade de Mussaraua.

"Quando estive no Distrito de Irrate, fui visitar povoado de Alua, na Localidade vizinha de Nampula, e a população disse estamos cansados de pedir, todos chegam e você chegou e queremos ver se desta vez teremos energia.

Assim queremos dizer a Nampula que os vossos vizinhos estão satisfeitos e também Alua já tem energia.

O projecto de electrificação da Sede do Distrito de Mulevala faz parte das apostas do Governo para responder as necessidades sociais básicas dos moçambicanos e impulsionar o crescimento económico do desenvolvimento socioeconómico do Pais.

Recordem-se quando estive aqui neste novo Distrito, disseram não há energia, e no comício era só falta de energia e quase que eu fugia, pois, era só energia.

Mas eu disse que a energia veio andando, as pessoas que estão a por energia andam a pé, eles põem este e aquele posto e depois.

Estes jovens moçambicanos da electricidade de Moçambique trabalham noite e dia, agora, com este problema que tivemos na Beira e também em Nhamatada, Beira não tinha energia três dias, toda gente dizia vai levar um mês e não levou cinco dias.

Eles trabalharam de dia, de noite e já conseguiram por energia na Beira, por equipas de moçambicanos que nos temos, não falam mas fazem é ou não é?  São estes tipos de jovens que nos queremos, não falam mas fazem.

Agora com esta energia, muita coisa vai mudar porque estão a trazer coisas frias onde já estamos a beber cerveja gelada em Mulevala inclusivé, os bancos vão entrar em Mulevala porque já há energia eléctrica da rede nacional.

Mas, se usarem a energia só para iluminar as casas não vão conseguir pagar os custos de sua vinda a este Distrito é importante criar projectos de aumento de renda para desenvolver Mulevala e pagar os custos da ligação da energia a este Distrito.- Desafoiou Presidente Nyusi, à população de Mulevala.

Residentes da Vila de Mulevala entrevistadas pela reportagem do Instituto de Comunicação Social, Ana Maria José disseram que a vinda da energia é grande alegria porque antes dela as casas eram iluminadas por painéis e lanternas e a preparação das aulas das crianças era difícil.

"A minha casa esta instalada e ligada a corrente eléctricas melhorou a preparação das aulas dos meus filhos como também vou comprar congelador para passarmos a beber agua, refrescos e cervejas gelados,

Outro residente entrevistado pela equipa de reportagem do Instituto de Comunicação Social que responde pelo nome de Faustino Morais Rafael disse que sente-se feliz e agradece o Presidente da Republica Filipe Jacinto Nyusi que nos deu a energia.

Gosta ainda que esta energia fosse abrangente a outras instituições como o bloco operatório do Hospital Distrital, aos bairros entre outros porque antes disso a vida era muito difícil, baseada em raios solares, painéis solares, lanternas cuja energia não tem função para dias prolongadas.

A vendedora de gelados, Cenória Albino afirma que já é possível gelar produtos em congeladores da casa e trazer ao mercado através de colmam, graças a energia eléctrica inaugurada hoje pelo Presidente da República o que antes fazíamos com muita dificuldade, através de painéis solares enquanto Isac José Joaquim afirma estar bastante agradecido ao Presidente da República por este faço.

"Estou a agradecer muito a inauguração da energia eléctrica pelo Presidente da República Filipe Jacinto Nyusi hoje porque os nossos congeladores trabalhavam por meio de painéis solares.

A energia eléctrica vai nos ajudar muito no congelamento de água para beber, cozinhar nos fogões eléctricos e nas operações do bloco operatório do hospital incluindo tratamentos de feridas e outras coisas muito boas."

Questionado que Projectos possuía, Isac reponde que "Os meus projectos que usam a energia eléctrica na minha casa, são os de congelamento da água para beber, produção de gravação de música para funcionamento do meu bar e para vender como também para atrair clientes ao vender cerveja gelada.

Fonte: Ics