Informação

População de Namitangurine promete não voltar aos locais de risco se não para produzir nas machambas e regressar

Data: 07/06/2019
População de Namitangurine promete não voltar aos locais de risco se não para produzir nas machambas e regressar

A Ministra de Género, Criança e Acção Social, afirmou no comício popular momentos após a entrega de uma casa à uma portadora de deficiência física, que ficou com uma impressão bastante positiva, sendo que este é um bairro de reassentamento.

"E pudemos ouvir delas, esta boa notícia, o próprio bairro está a crescer, temos pessoas que estão aqui desde 2005/2006 e já estão estáveis.

Este é o recado que nós trazemos para que a população não regresse aos locais de riscos porque neles, perdem muitas coisas, suas economias, ao que sentimos que só vão para lá para produzir e voltar. Temos crianças, que estão a estudar, podemos criar condições em termos de saúde de solução para poder encontrar este espaço, sentimo-nos satisfeitos porque esta população compromete-se a não voltar aos locais de risco porque as mudanças climáticas são uma realidade".

Maria Paulo Sangarote é a portadora da deficiência física beneficiária de uma casa, construída pelo apoio de Instituto Nacional de Acção Social, INAS, entregue pela Ministra de Género Criança Acção Social, Cidália Chauque Oliveira, no dia 30 de Maio do ano 2019, no Centro de Reacendimento de Namitangurine, no Distrito de Nicoadala.

Maria  Sangarote disse em conferencia de imprensa com a reportagem do Instituto de Comunicação Social, ICS que é oriunda do Distrito de Namacurra, povoado de Cutinungule onde perderam a vida, os familiares (dois seus irmãos dos quais uma de sexo feminino) e seu marido vítima de crocodilo.

"Esta situação me obrigou a pensar que sozinha não poderia criar os meus filhos e que melhor seria entregar-me ao Governo vivendo neste Centro de Reassentamento onde finalmente me construíram esta casa de blocos que a Ministra Cidália me entrega hoje.

Estou satisfeita e prometo que vou criar os meus filhos da melhor forma neste Centro e agradeço a todos que tornaram realidade este acontecimento.

Fonte: Ics