Informação

Presidende Nyusi monitora realizações do programa quinquenal do seu executivo

Data: 19/07/2019
Presidende Nyusi monitora realizações do programa quinquenal do seu executivo

Nós estamos a terminar os primeiros cinco anos da nossa governação e antes de falarmos dos próximos cinco anos, quero ouvir de vocês, aquilo que vamos fazer e aquilo que fizemos bem.

Estamos aqui em Pebane, já estivemos nos Distritos de Gilé e Ile, depois vamos a Mocuba e Quelimane como estão a ver, não há tempo para descansar, ouvi a vossa mensagem, o Governador e o Administrador vão me contando muitas outras coisas mas eu tenho muitos amigos daqui.

Um deles chama-se Caifadinho, outro era das Forças Armadas de Moçambique e era da Guarnição Marinha, também saiu daqui, agora nomeamos um novo, é PCA da Energia de todo o País.

Por isso quando falaram da Energia, eu vou mandar ele mesmo para vir aqui resolver convosco sozinho, muitas coisas costumamos ouvir através destes chefes mas hoje quero ouvir de vocês mesmos, o que temos que fazer para vocês ficarem satisfeitos,

Sei que outros hão-de vir falar que os seus sapatos são vermelhos e gostaria que fossem preto, isto já não, que roubou galinha ai, acolá e esta ai ele vai resolver, aqui vamos falar coisas para construir Moçambique".

Foi com estas palavras que o Presidente Nyusi inspirou a população de Pebane que acorreu em massa ao comício popular que dirigiu no dia 16 de Julho de 2w019, no distrito acima referido para colocar problemas que impedem o desenvolvimento deste e outros locais do belo Moçambique.

Sem perder muito tempo, a população de Pebane apresentou a situação precária da via de acesso, de falta de Hospital Rural que resulta a morte de muitas mães a caminho do Hospital Rural de Mocuba, de agência bancária e de uma Escola Secundaria condigna entre muitas outras preocupações que culminaram com a problemática da exploração de areias pesadas e a fiação da união de camponeses de Pebane que já possui uma plataforma electrónica onde interage com o Governo no sentido aconselhamento a este último.

 Na óptica do Presidente Nyusi este projecto está a contribuir para o desenvolvimento de Pebane providenciando emprego aos jovens e poderá a curto prazo concretizar o sonho de um Porto para o escoamento da referida areia pesada resultante.

E quem sabe se também não poderá melhorar a via de acesso à Pebane reclamada na mensagem da população reforçada por uma interveniente no comício.

Presidente respondeu afirmando que muitas vezes a população nos pede investimento e quando mobilizamos os investimentos para determinada região do nosso País a mesma população não acarinha, dificulta os investidores enganada por singulares que alegam serem donos dos locais onde pretendemos instala-los.

Os investimentos desistem e vão se instalar em outros locais onde ninguém os dificulta em detrimento do sofrimento de muita gente.

O Centro de saúde vira na iniciativa um Distrito um Hospital, a via de acesso vai ser melhorada brevemente mas o que nos preocupa muito é a reconstrução da primeira ponte sobre o rio Licungo.

Quanto a agência bancária, estão sendo mobilizados os meios para o efeito e muitas outras poderão se instalar aqui se souberem que aqui há dinheiro e o mesmo irá acontecer com a fábrica de castanha de caju, se a inspecção da castanha de Pebane provar que ela é boa, reúne condições para ser industrializada e há castanha suficiente para o funcionamento de uma fábrica para o seu processamento sem parar por falta de matéria-prima e salários

É de louvar a iniciativa de criação da União dos Camponeses de Pebane também através da sua plataforma electrónica ira encontrar parcerias. -concluiu Nyusi.

Fonte: Ics