Informação

Quelimane: Magistrados capacitados sobre justiça eleitoral

Data: 06/12/2017
Quelimane: Magistrados capacitados sobre justiça eleitoral

A Comissão Nacional de Eleições (CNE), o Tribunal Supremo (TS) e Procuradoria Geral da República (PGR) promovem uma capacitação tripartida sobre a justiça eleitoral aos magistrados do Ministério Público e do Judiciário oriundos de diversos pontos da província central moçambicana da Zambézia.

Participam igualmente do evento, de dois dias, que hoje arrancou na capital provincial da Zambézia, Quelimane, agentes do Serviço Nacional de Investigação criminal (SERNIC).
O Juiz Conselheiro e Porta-voz do Tribunal Supremo, Pedro Nhatitima, falando durante a cerimónia inaugural, disse que nas eleicoes legislativas, Presidenciais para assembleias provinciais de 2014, o poder judiciário foi posto a prova e chamado a intervir, em sede de recurso, conteciosos interpostos em diveros tribunais judiciais. 

A título de exemplo, Nhatitima apontou os tribunais distritais de Quelimane, na Zambézia, Tsangano e Tete, na província de Tete, Ka-Pfumo, Ka- Mavota, e Ka Mubucuna, na cidade de Maputo, como sendo alguns que registaram contenciosos interpostos.

O denominador comum da nossa intervenção naquelas eleições, não obstante, as diversas vicissitudes vividas pelos tribunais e procuradorias, desde a falta de meios circulantes e materiais e dos magistrados em todos os distritos do país, foi marcado por um assumir da elevada responsabilidade que o povo nos confiou no sentido de garantirmos que o processo eleitoral seja justo e transparente, contribuindo assim para consolidação da paz, democracia e estado de direito, disse. 
Sobre o curso, Nhatitima disse não se tratar de padronizar a actuação dos magistrados num ou noutro sentido, porquanto estes, no exercício das suas responsabilidades constitucionais, se cingem ao primado na lei e goza de garantia de independência e imparcialidade. 
Ao juntarmos todos na mesma sala, servidores públicos, acusadores, titulares de poderes, instrutores e jurisdicional, por sinal órgãos paralelos, mas que encontram no final na garantia da efectivação da garantia dos interesses superiores do povo, na verdade, pretendemos municia-los de ferramentas necessárias a uma adequada interpretação e aplicação do direito eleitoral com visa assegurar uma justiça de qualidade que se quer pronta e célere, que saldará, afinal, numa contribuição positiva neste ramo do direito, disse o juiz conselheiro. 

Nhatitima explicou na ocasião que para o caso da província da Zambézia o enfoque vai para os MagistradosJjudiciários e do Ministério Públicos afectos nos distritos autárquicos de Alto-Molócuè, Gurúè, Mocuba, Maganja da Costa e Quelimane.

Por sua vez, o primeiro vice-presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), António Chipanga, acrescentou que a formação dos juízes e procuradores dos distritos autárquicos da Zambézia reveste-se de vital importância para dirimir conflitos resultantes do processo eleitoral no país. 

Esta é uma tarefa importante para o processo eleitoral, pois, na República de Moçambique, as eleições são realizados dentro do quadro jurídico-legal e no ambiente de liberdade, justiça e transparência, disse Chipanga, dirigindo-se igualmente aos participantes.

A fonte sublinhou a importância do curso, vincando que se pretende tão-somente o cumprimento da justiça, que implica a observância rigorosa e escrupuloso da lei. 

Recordou que não há eleições livres e transparentes sem o cumprimento da lei, e dentro do quadro constitucional moçambicano cabe aos tribunais judiciais a aplicação do direito e educação do cidadãos e ao ministério público zelar e controlar a legalidade dos actos praticados.
É assim que se impõe a realização deste evento para que todos nós tenhamos a mesma lei e aplicar uniformemente o direito literal para o bem da democracia moçambicana.

Na ocasião, Chipanga reconheceu a extrema colaboração do sistema judiciário nas diversas etapas do processo eleitoral no país, acrescentando que o objectivo é potenciar os órgãos de apoios para assegurar que os próximos pleitos eleitorais decorram sem grandes sobressaltos no país.
A capacitação decorre sob o lema papel do judiciário na Administração da justiça eleitoral.
Fonte:(AIM)