Informação

SP paraleliza trabalho do COE Provincial face as ocorrências da emergência

Data: 16/02/2019
SP paraleliza trabalho do COE Provincial face as ocorrências da emergência

O Secretário Permanente Provincial da Zambézia, Júlio Ambali Mendes transmitiu esta boa nova do Primeiro-ministro aos membros do COE Provincial, da Zambézia no encontro de avaliação do impacto das acções lavadas a cabo até o momento por ele dirigida no dia 14 de Fevereiro de 2019 na cidade de Quelimane.

Na sua intervenção, Mendes Ambali disse que esta satisfeito pela forma como os pontos focais mostraram a sua prontidão na resposta aos efeitos das calamidades e é importante que como pontos focais dêem importância a esta reunião porque é um sector que controlado pelo Primeiro-ministro por um lado e por outro o nosso Pais é muito vulnerável pela situação geográfica e a nossa prontidão reflecte-se na presença nesta reunião, devem transmitir as mensagens aos que não estiveram presentes.

 Por sua vez, a Delegada Provincial do ING, Maria Madalena disse que foi um encontro técnico para partilhar ultima informações como sabemos está na época chuvosa mas, felizmente a nossa Província contínua numa situação calma pese embora tenhamos preocupação em relação as nossas salas de aulas que precisam de serem reabilitadas para o efeito precisamos de apoio dos nossos parceiros e pessoas de boa vontade.

O INAM informa-nos que ainda continuaremos com muito calor, sem motivos de grande alarme e que mantenhamo-nos atentos porque temos a zona sul que vai ter muita chuva e eventualmente poderemos ter situações imprevistas.

Também partilhamos aquilo que pode ser planos sectoriais que também pode concorrer para o cumprimento do plano directório 2017/2030 onde cada sector pode planificar nas suas actividades algo que concorre para redução do risco, isto foi partilhado numa matriz onde existem os sectores intervenientes.

A orientação dada pelo SP onde a parte técnica do INGC reúna com os pontos focais de outros sectores para partilharem esta informação de modo a verem de forma concreta como estes planos devem ser elaborados tecnicamente de forma concreta.

Foi bom ouvir do Secretário Permanente dizer que a acalmia que Zambézia mostra é porque os nossos Distritos estão preparados e nos ficamos felizes por isso porque há um trabalho que nos fazemos dia-a-dia onde chegamos a criar uma figura que chamamos de ponto focal em todos Distritos porque percebemos que nos Distritos vulneráveis onde temos colegas, a situação é outra, tanto na informação como na própria resposta.

 Este evento que tinha como objectivo desenhar estratégias para futuras situações face as previsões anunciadas pelo Instituto Nacional da Meteorologia, INAM, contou com a presença massiva de Directores Provinciais e respectivos pontos focais cujas intervenções contribuíram para boa compreensão das necessidades actuais.

Fonte: Ics