Informação

Saúde lança campanha de distribuição gratuita da rede mosquiteira em Namacurra

Data: 20/06/2017
Saúde lança campanha de distribuição gratuita da rede mosquiteira em Namacurra

A cerimónia do lançamento da campanha de distribuição gratuita da rede mosquiteira foi dirigida pela Secretaria Permanente Provincial, Elisa Arissone Guinhai Somane hoje no Distrito de Namacurra testemunhada pelo respectivo Director Provincial de Saúde, Hidayat Kassim, presidente do Mecanismo de Coordenação do Fundo global, Administradora deste Distrito, técnicos de saúde a vários níveis, líderes comunitários e religiosos incluindo a população local.

Na sessão de abertura, Elisa Somane disse que a malária é uma doença que afecta a todos nós mas também a todos países africanos e do Mundo em geral no qual cerca de 49 países tem estado a padecer desta doença que no nosso pais se manifesta ao longo de todo o ano inclusive na nossa Província devido a condições climáticas desfavoráveis no mês de Abril ou seja na época chuvosa.

A malária continua ser uma das grandes causas de procura de serviços de Saúde (nas consultas externas), cerca de 40 porcento, afectando mais as crianças menores de cinco anos e mulheres grávidas dificultando desta forma os objectivos de desenvolvimento do Milénio ao criar índices de absenteísmo, na camada activa da população que é o garante do nosso futuro.

É a causa de internamento nos serviços de pediatria, cerca de 60 porcento onde em cada cem mortes 30 são de malária o que lhe confere o estatuto de grande problema e maior preocupação no nosso Pais onde também é responsável de anemias que trazem consequências negativas nas mulheres grávidas culminando com a maioria de mortes maternas.

No ano de 2016, foram notificados 1 259. 234 casos de malária na Província da Zambézia, com 339 óbitos, em 2015 foram notificados 972 793 casos com 401 óbitos que significa aumento de 8…e uma redução de cem porcento de óbitos e não obstante, continuamos a desenvolver esforços no sentido de reduzi-la  através de acções com destaque a campanha de pulverização itradomiciliaria nos distritos de Mocuba, Maganja da Costa, Mocubela. Elisa Somane apela a aderência da campanha de pulverização intradomiciliaria.

É importante que toda população participe quando estamos em campanha de pulverização deixando entrar os activistas e as pessoas seleccionadas realizarem o seu trabalho em prol do combate a malária. Porque o grande objectivo é criar condições para reduzir a malária. Para alem da distribuição de redes mosquiteiras impregnadas de insecticidas de longa duração as mulheres grávidas nas unidades sanitárias, 3.193.976 Redes mosquiteiras para proteger o universo populacional da Província da Zambézia, para o efeito, líderes comunitários e religiosos são chamados a participar no dia-a-dia contribuindo nesta grande luta no que diz respeito a sensibilização das comunidades em relação aos métodos básicos de prevenção e combate da malária pelo uso correcto assim como no controlo de uso incorrecto das redes mosquiteiras nas actividades de pesca ou capoeiras que assistimos na peca teatral cuja distribuição massiva inicia hoje.

Para fazer face a campanha, 1286 equipas foram criadas, 3.219 pessoas treinadas dos quais 29 técnicos de saúde, 2181 pessoa das comunidades por abranger, na distribuição das redes mosquiteiras, incluindo o apoio das autoridades comunitárias.

Foram mobilizadas 323 viaturas e cerca 181 milhões de meticais disponibilizados pelo Estado através do Fundo Global, o que mostra grande preocupação e esforço do Governo junto dos seus parceiros,  segundo a nessa fonte, nesta primeira fase vão beneficiar as populações de 11 dos 22 Distritos concretamente Namacurra, Gurue, Mulevala, Alto Molocue, Gilé, Mocubela, Maganja da Costa, Milange, Molumbo ficando restantes distritos para o próximo mês.

Pelo que saúda o Ministério da saúde pelo esforço que tem vindo a realizar na prevenção e combate da malária no qual a nossa província foi a primeira a usufruir a iniciativa de distribuição massiva de rede mosquiteira nos pais.

Fonte: ICS