Informação

Zambézia faz colheitas duplas de arroz

Data: 12/12/2017
Zambézia faz colheitas duplas de arroz

A província da Zambézia passa, a partir desta campanha agrícola, a fazer duas colheitas de arroz numa única safra.

O facto resulta da libertação de duas variedades do cereal que estavam a ser estudadas pelo Instituto de Investigação Agronómica de Moçambique, IIAM, nos campos de ensaios localizadas nos regadios de Mucêlo e Moganhane, nos distritos de Nicoadala e Namacurra.

Hermínio Abade, investigador do IIAM, segundo o “Notícias” desta sexta-feira, diz que o mais importante neste momento é a disseminação da tecnologia aos produtores, uma vez que estavam habituados a uma variedade praticada numa época e com baixos rendimentos. 

Hermínio Abade diz tratar-se da variedade tomate produzida na região sul do país, que resultou de cruzamento, através da polinização aberta, com variedades locais cujo período de desenvolvimento ocorre em 90 dias.

Por isso, na próxima semana terá lugar a colheita nos dois campos de quatro toneladas de arroz.
Segundo ainda a fonte do jornal, as quatro toneladas a serem colhidas juntam-se às 16 existentes nos armazéns, que serão entregues aos multiplicadores de semente para depois disseminarem a tecnologia aos produtores. 

Segundo Hermínio Abade, o Instituto de Investigação Agronómica de Moçambique está neste momento a treinar 50 multiplicadores da semente nos distritos de Nicoadala, Namacurra, Mopeia e Maganja da Costa, regiões com grande potencial agro-ecológico para a produção de arroz.
Para esta campanha, segundo o chefe dos Serviços Provinciais de Extensão Agrária, José Amândio, Zambézia prevê trabalhar 250 mil hectares para uma produção de 300 mil toneladas, metade da produção nacional.

Fonte: (RM-Zambézia)