Recursos Agrícolas

Data: 22/11/2017
Recursos Agrícolas

A terra não é um recurso escasso no distrito de Mocuba. Apesar disso, existem conflitos sobre este recurso em volta da sede distrital, onde reside cerca de 1/3 da população do distrito.

O distrito possui cerca de 50 mil explorações agrícolas com uma área média de 1.5ha cada. Com um grau de exploração familiar dominante, cerca de 75% das explorações possuem 1.5ha, ocupando 30.8% da área cultivada (MAE, 2005 – perfil do distrito). Regista-se um padrão desigual de distribuição das áreas para agricultura e outras finalidades de exploração da terra.

Na sua maioria os terrenos não estão titulados e, quando explorados em regime familiar, têm como responsável em quase 80% dos casos, o HOMEM como Chefe da família.

Quanto a posse de terra, 93% das 130 mil parcelas em que estão divididas as explorações são tradicionalmente pertença das famílias da região, sendo transmitidas por herança aos filhos, ou então em regime de aluguer ou de concessão, nos termos do DUAT, a particulares e empresas privadas (MAE, 2005 – perfil do distrito). As autoridades locais e oficiais detêm parte significativa das parcelas do distrito.

O Distrito possui um potencial de terras aráveis de cerca de 543.720 hectares, estando a ser explorados apenas 27,9% do potencial existente. Possui os solos mais férteis como: os solos vermelhos e castanhos, localizados na região montanhosa e do planalto, de textura fina, muito férteis e propícios para o cultivo de café, batata, soja, milho, feijões, mexoeira e fruteiras de climas temperados. Para pastagens, os Solos rio-líticos (líticos), de textura grossos e pouco férteis, localizados nos declives das montanhas são os mais adequados.

Os Solos vermelhos arenosos, de textura média e argilosos, situados na maior parte do interior do Distrito, são pouco desenvolvidos, geralmente pouco profundos, com reduzido teor de matéria orgânica e susceptíveis à erosão nos declives, sendo por isso aptos para o cultivo de oleaginosa, tubérculos e para pastagem de gado. Os Solos metafóricos, com origem nos aluviões dos principais rios que atravessam o Distrito, apresentando nalguns deles manchas dispersas de solos arenosos e franco arenoso, com textura muito fina e bastante férteis, sendo para isso, muito favoráveis para a cultura de arroz, tubérculos, cereais, leguminosas, fruteiras e hortícolas.

As condições naturais favoráveis, tais como solos férteis, pluviosidade razoável, garantindo humidade do solo durante a maior parte do ano, a abundância da rede hidrológica, conferem o alto potencial agrícola e tomam o distrito de Mocuba num autêntico celeiro e reserva de produtos de consumo da província.

A agricultura é a principal actividade económica do Distrito, absorvendo cerca de 54.983 produtores, que constitui população economicamente activa, sendo a base de subsistência da população, pois garante produtos de consumo e de rendimento para os agregados familiares.

O Distrito de Mocuba possui um fundo de terra arável de 543.750 hectares, das quais apenas 184.128 hectares estão sendo cultivados actualmente, portanto, pouco menos de 35% da área de terra arável, sendo milho, feijão bóer e nhemba, mandioca, batata-doce, arroz, amendoim, as principais culturas alimentares que ocupam mais expressão e castanha de cajú, a de rendimento. 

 Outras potencialidades do distrito são os recursos minerais, florestais e turísticos, os quais se encontram apresentados de forma isolada, em outras sessões dentro do presente documento, em termos de dimensionamento e outras formas de tratamento, dadas as suas especificidades.