Informação

Abdul Razak recomenda aos estudantes a esforçarem-se para serem bons profissionais.

Data: 09/10/2019
Abdul Razak recomenda aos estudantes a esforçarem-se para serem bons profissionais.

O Governador da Zambézia recomendou aos estudantes que lutem por adquirir uma profissão e não cargos de chefia porque segundo ele Posto de Chefia acaba em determinado espaço de tempo mas ninguém nos tira, a nossa profissão.

Abdul Razak falava no acto da entrega de 40 computadores 30 dos quais a sala de informática destinados a investigação científica e 10 incluindo livros e manuais para respectiva biblioteca, pela sua esposa Emilia Noormahomed, no dia 27 de Setembro do ano 2019.

Na sua intervenção Emília disse que está a frente de um programa, no seu segundo ano de implementação onde continuará a trabalhar juntamente com os estudantes e os funcionários que compõem o corpo técnico Administrativo visto que técnicos Administrativos e professores porque têm vocação para o efeito.

E de igual modo ela não vive sem estudantes e sem o calor do corpo técnico administrativo e de outros colegas docentes.

"Aqui vão sair profissionais de Saúde com alto nível e valores éticos mas também científicos porque nós comprometemo-nos apoiar na melhoria das condições do ensino, dentro de um programa de cinco anos que temos e neste momento encontramo-nos na implementação do segundo ano do programa "helt profissional education", "formação e educação dos profissionais de saúde".

Como estão recordados, temos como objectivos, nesta primeira fase um rol de actividades que vamos desenvolver cuja primeira fase foi colocar material informático a disposição, os computadores que recebemos, para a partir dai podermos desenvolver todas as ferramentas da bio-informática, portanto, desenvolver o ensino a distancia.

A partir destes computadores vocês podem interagir com os vossos colegas de outros Institutos dentro e fora do País porque têm felizmente, boa internet.

Com eles podem instalar os testos de apoio, tornando possível que qualquer estudante possa consultar em qualquer momento.

Mas ainda, hoje no mundo da globalização e da modernização podemos e, é nossa intenção, continuar a trabalhar aqui com os colegas do Instituto de Ciências de Saúde, de modo a que Seminários pontuais possam acontecer em "on line", através do scap ou outros ferramentas.

Isto quer dizer, se um professor ou um estudante, trabalha numa determinada área ou quer dar um Seminário, pode fazé-lo, a partir de Nampula, de Maputo e do local onde quer que esteja, se portanto, instalarmos os softwares necessários onde se pode projectar e pode-se ver a cara e ouvir a voz das pessoas.    

E projectar os nossos slides e os materiais educacionais, tudo isto com vista a melhoria do ensino e da investigação cientifica porque nos não podemos ficar só voltados em nós, devemos partilhar, devemos partilhar o conhecimento que geramos aqui mas também devemo-nos servir destas ferramentas para podermos aprender também com as experiencias dos outros porque também nos vai permitir reduzir os constrangimentos que as barreiras geográficas trazem.

Como eu disse, uma coisa é nós termos que nos deslocar muitas vezes para uma outra Província e outro País mas outra coisa é podermos através dos computadores que nos temos, das plataformas que existem e que vamos ajudar a instalar podermos assistir a congressos, a Seminários e a partir daqui nos podermos também apresentar os nossos trabalhos a outros colegas das outras instituições e com isto nos aqui no Instituto ficamos abertos para qualquer parte do mundo.

Isto é um grande feito mas também nos propomos a trabalhar não só com os estudantes mas com corpo docente na capacitação e desenvolvendo uma investigação voltada a resolver os problemas principalmente os problemas que aqueles prioritários de saúde, na nossa Província e no nosso Pais em geral e depois a região.

Fonte: Ics