Informação

António Niquisse promete conclusão da ponte sobre Rio Licungo

Data: 15/09/2021
António Niquisse promete conclusão da ponte sobre Rio Licungo

O chefe da comissão parlamentar do Plano e Orçamento, na Assembleia da República, António Niquisse confirmou o facto, em conferência de imprensa concedida aos órgãos de comunicação social.

Momentos após uma reunião que manteve com os membros dos Conselhos dos Serviços de Representação do Estado e Executivo Provincial, neste mês de Setembro do ano 2021, depois da conclusão dos trabalhos de fiscalização do grau de cumprimento do Plano Económico e Social (PES) e Orçamento do Estado (OE) de 2021, na província da Zambézia.

Niquisse, afirmou que no encontro que a comissão manteve com os órgãos de governação descentralizada, a atenção esteve virada para a percepção do decurso das obras de reposição da ponte sobre o rio Licungo, uma infra-estrutura considerada âncora para a viabilização do desenvolvimento económico dos distritos de Maganja da Costa, Mocubela, Pebane, Alto Molocué e Gilé, incluindo Moma, em Nampula. Na ocasião, os membros da comissão de Plano e Orçamento receberam a garantia que, ate Dezembro próximo, as obras da ponte estarão concluídas.   

A ponte sobre o rio Licungo em referência faz a ligação entre os distritos de Namacurra e Maganja da Costa e permite o escoamento dos produtos agrícolas, pesqueiros e florestais dos distritos costeiros da região norte de Zambézia, para os mercados de Quelimane, Nicoadala, bem como para outras províncias da região centro e sul do país.

Desde as cheias do ano de 2015 que a ponte ficou destruída, as viaturas transportando pessoas e bens percorrem cerca de quatro horas de tempo para chegar a Maganja da Costa, contra uma hora e meia que se fazia antes.

 Os bens de primeira necessidade nos distritos costeiros do norte da Zambézia conheceram um brusco aumento de preço, tendo tornado a vida daquela população, complicada.  

O chefe da comissão de Plano e Orçamento, António Niquisse disse ter notado que os órgãos de governação descentralizada na província da Zambézia estão preocupados em garantir o bem-estar dos cidadãos. Segundo a fonte “os que detêm o poder devem servir os interesses da maioria, que é a população mitigando o seu sofrimento, através da construção de mais escolas, vias de acesso e hospitais”.

A comissão parlamentar constatou que a população está empenhada na execução de actividades de geração de renda, mas a degradação das vias de acesso e a falta de energia eléctrica em algumas zonas potenciais em pescado, retarda o progresso económico das famílias. “Constatamos que a população está empenhada em produzir, mas grandes quantidades dos bens conseguidos com muito esforço, perdem-se por falta de formas adequadas de conservação e intransitabilidade das vias”, reconheceram os membros da comissão.

Durante a estadia na Zambézia, os membros da comissão de Plano e Orçamento, visitaram as unidades de processamento de arroz e alertaram aos potenciais investidores a instalarem fábricas para o processamento de frutas, cereais, legumes que a província muito bem e melhor produz.

Num outro desenvolvimento, António Niquisse aconselhou aos cidadãos a valorizarem a cultura de trabalho e gestão transparente dos bens públicos, pois, de acordo com o seu conhecimento, o que mina a credibilidade do nosso país é a corrupção.

Fonte: Ics