Informação

Foram condecorados 94 combatentes vindos de 07 Distritos da Zambézia, na cidade de Quelimane

Data: 28/08/2019
Foram condecorados 94 combatentes vindos de 07 Distritos da Zambézia, na cidade de Quelimane

O Governador da Província da Zambézia, Abdul Razak condecorou 94 combatentes veteranos da luta de libertação nacional, provenientes de sete Distritos nomeadamente de Quelimane, Morrumbala, Namacurra, Milange, Lugela, Derre e Pebane, no dia 24 de Agosto do ano 2019, na cidade de Quelimane.

Na sua mensagem Abdul Rakak sublinhou que saúda os galardoados e à toda população da Zambézia e em especial ao Presidente da República pela sua acção pacificadora no País e aos filhos mais queridos que consentiram sacrifícios para que tivéssemos uma pátria livre.

"Viemos nesta cerimónia solene à mando do Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi para em seu nome, fazermos o reconhecimento público através de atribuição de medalhas, condecorações, a parte dos combatentes da luta de libertação nacional, neste caso de 94 combatentes vindos das várias frentes da nossa Província que pela sua participação activa na luta de libertação nacional, no engajamento patriótico, na edificação, consolidação e desenvolvimento da República de Moçambique, tornaram-se merecedores deste reconhecimento nacional.

Como dissemos esta é uma parte daqueles que para além da sua entrega na frente de combate libertador, também participaram nas várias formas seja na frente da clandestinidade, na luta diplomática, na informação e propaganda, na frente de produção entre outras.

Os moçambicanos têm uma longa tradição de reconhecer pessoas, entidades, que se notabilizaram pela positiva pelos seus actos em prol das suas comunidades, da sociedade e da Pátria moçambicana.

No dia 03 de Fevereiro do ano em curso, testemunhamos na praça dos heróis moçambicanos da cidade de Quelimane a condecoração de vários cidadãos nas várias frentes da vida social, económica, cultural, desportiva e militar.

Esta constitui a forma que o Estado moçambicano encontrou para enaltecer pessoas singulares e colectivas em prol da sociedade e da nação moçambicana."

Luís Pedro Culumanho, um dos condecorados disse a reportagem do Instituto de Comunicação Social que estão contentes neste dia porque receberam medalhas. "A minha mensagem é que devemos reforçar as actividades do nosso partido e Governo".

Fonte: Ics