Informação

Abdul Razak entrega 10 motos a extensinistas das pescas de seis Distritritos

Data: 09/10/2018
Abdul Razak entrega 10 motos a extensinistas das pescas de seis Distritritos

O Chefe do executivo zambeziano entregou 10 motos, no dia 08 de Outubro de 2018, aos demonstradores extensionistas das pescas de Distritos de Chinde, Maganja da Costa, Pebane, Mocubela, Inhassunge e Quelimane, na cidade de Quelimane.

Na ocasião, Abdul Razak Noormahomed disse que o objectivo da entrega destes meios circulantes é fundamentalmente melhorar a actividade pesqueira porque segundo ele, os extensionistas são pescadores que tem mais conhecimentos de técnicas e podem portanto demonstrar as melhores técnicas aos pescadores para por sua vez, estes melhorarem quer a pesca como também os seus rendimentos, vendo o período em que devem pescar assim como a questão da veda da pesca.

" Com estes meios, eles podem realizar qualquer actividade contra pesca ilegal principalmente a utilização da rede mosquiteira e outras redes de baixo rendimento com malha muito apertada para pesca. E será uma actividade que vai facilitar a fiscalização que estamos a levar a cabo para melhorar este sector de pesca artezanal porque sabemos que tem um impacto muito grande na vida do cidadão, quer em termos de dieta para reduzir a desnutrição, quer em termos de rendimento.

 Sabem que em 2017 produzimos 68 mil toneladas de pescado e fundamentalmente 90 porcento veio de pesca artezanal e vamos continuar a trabalhar não só na pesca artezanal mas também, na piscultura porque eles também tem conhecimentos para desenvolver a piscultura.

Associa-se as outras actividades que estamos a levar acabo na área das pescas como a criação de mercados de venda de peixe como os mercados de Chinde que vai funcionar brevemente e o de Matilde no mesmo Distrito que já esta a funcionar, o mercado de pesca da Ilha de Idugo no distrito de Mocubela que também esta a funcionar.

Tudo isto vai facilitar a actividade pesqueira porque permite a conservação pelo fabrico e utilização do gelo para refrigeração do peixe no comércio e comercialização do peixe que como sabem desde 2016 começamos também a venda de motores, uma venda subsidia para também a motorização da pesca artezanal e de pequena escala para terem mais rendimentos."

Questionado se realmente estes meios vão melhorar a pesca, Abdul Razak respondeu que sim mas quem vai melhorar a pesca são os extensionistas, pois com estes meios vão ter a possibilidade de se deslocarem a diversos pontos para transmitirem as melhores técnicas aos pescadores.

E como disse são extensionistas que também farão a fiscalização porque podem chegar atempadamente aos locais onde sabem que lá há uma actividade de pesca ilegal realizada dentro daquilo que não vem na lei.

Questionado ainda se tinha conhecimento da notificação do Ministério Público à Direcção Provincial do Mar Águas Interiores e Pescas, a fonte que temos vindo a citar, respondeu que deve ter havido uma denúncia e naturalmente o Ministério Público deve averiguar e esta Direcção está aberta para responder as denúncias que foram feitas para dar a informação que é requerida pelo Ministério Publico.

O Director Provincial de Aguas Interiores e Pescas da Zambézia, Picardo disse que os meio ora entregues visam dinamizar a actividade pesqueira nos Distritos onde os extensionistas operam e que ao nível desta Direcção Provincial existe um projecto denominado Projecto de Promoção de Pesca Artezanal, (PROPESCA) o qual na componente de apoio institucional adquiriu 10 motos para extensionistas, sendo 179.223,62 Meticais o valor de custo de cada um destes meios que irão melhorar as actividades da demonstrarem de melhores técnicas aos pescadores.

A PROPESCA é financiada pela União Europeia, ONUCIDA e o Governo Moçambicano, está a operar desde Março de 2011, vai terminar em Março de 2019.

Entretanto, os extensionistas haviam beneficiado de 12 motos logo no inicio do Projecto em 2012 para além destas 10 que estão a ser alocadas no fim para facilitar actividades da extensão.

Um dos extensionistas que responde pelo nome de Raimundo Manuel Selemane, afecto no Distrito de Pebane, Posto de extensão de Paciana disse que sente-se feliz por ter recebido moto porque sabe que com ele, o seu trabalho vai melhorar e andar com muita facilidade.

Segundo ele, a maior dificuldade era falta de transporte porque " os primeiros meios que recebemos já tinham problemas de alguns acessórios para manutenção e vamos ultrapassar esta preocupação com estes novos".

Fonte: Ics