Informação

Abdul Razak orienta 1ª Reunião Provincial de Qualidade e Humanização dos Cuidados de Saúde na Zambézia

Data: 15/01/2018
Abdul Razak orienta 1ª Reunião Provincial de Qualidade e Humanização dos Cuidados de Saúde na Zambézia

O Governador da Zambézia, Abdul Razak Noormahomed dirigiu no dia 15 de Janeiro de 2018, na cidade de Quelimane, a primeira reunião provincial para melhorar a qualidade e a humanização na prestação de serviços de saúde para garantir a eficácia de assistência sanitária, na Província da Zambézia. 

Na sessão de abertura, o chefe do executivo Zambeziano disse após o agradecimento aos membros dos comités de co-gestão de saúde e citamos "Saudo a todos presentes na primeira reunião provincial de humanização dos cuidados de saúde e aqueles que directa e indirectamente contribuem para a melhoria dos cuidados de saúde nas nossas unidades sanitárias e das comunidades e especialmente a sua excelência Filipe Jacinto Nyusi , Presidente da República de Moçambique que completa hoje três anos na direcção do nosso Pais, tendo  logrado alcançar sucessos em vários domínios e fazemos votos que tenha muita saúde e que continue na busca incessante da paz e encorajamos o seu empenho na luta contra pobreza, rumo ao desenvolvimento humano, social, económico da nossa nação moçambicana.

A melhoria da qualidade de prestação de serviço de saúde e a promoção do atendimento humanizado, nas unidades sanitárias, é um dos principais objectivos que o nosso Governo vem empreendendo no quadro da reforma do sector da saúde, visando o cumprimento das metas e objectivos do desenvolvimento do milénio.

É neste quadro que vemos esta importante reunião, como uma oportunidade de reflectirmos sobre as acções a serem empreendidas por vários intervenientes do sector de saúde com vista à melhoria de cada vez mais da qualidade de serviço de saúde prestados à população.

Isto requer a definição clara das atribuições e competências para cada um de nós , nomeadamente o Governo, os gestores do sistema de saúde, os parceiros de cooperação, os lideres comunitários e religiosos, os membros da sociedade civil, os utentes de serviços de saúde e a população em geral.

Implica sobretudo atenção por parte dos funcionários da saúde, de atitudes e comportamentos consentáneos com os nossos paradígmas  e de todos aqueles que directa ou indirectamente estão envolvidos na prestação de cuidados de saúde, atendendo os utentes de serviços de saúde com carinho pelo facto de sua condição física e psicológica requerer atendimento mais humanizado.

A batalha que o nosso País trava contra o subdesenvolvimento, só pode ser ganha, se tivermos sucessos na frente da saúde.

Pois, só com cidadãos saudáveis, podemos assegurar um incremento maior na produção e da produtividade, na melhoria da qualidade de serviços de saúde à todos níveis.

Assim, o sector da saúde assume um papel fundamental, no processo do desenvolvimento do nosso País e do bem-estar  da nossa população e considerando que actitude profissional do sector da saúde para o seu paciente é fundamental para melhoria do seu quadro clínico, o sector de saúde lançou a segunda estratégia para melhoria da humanização dos cuidados de saúde.

O Governo da Província e o sector da saúde em particular, têm vindo a dar passos muito importantes na implementação de iniciativas integradas que visam melhorar cada vez a qualidade de saúde.

O governador  exemplificou que a criação de comités de co-gestão da saúde, a realização de campanhas de sensibilização sobre cuidados de saúde,  higiene, conservação e limpeza nas unidades sanitárias e das comunidades, alargamento da rede sanitária com construção e apetrechamento  de novas unidades sanitárias com maternidades tendo sido abertas três novas do nível de centro de saúde com capacidade entre 15 mil a trinta mil pessoas como sabemos,  desde o início deste quinquénio foram algumas realizações a enaltecer onde destaca-se a construção e o apetrechamento do Hospital Central de Quelimane com 600 camas."

O Director Provincial de Saúde, Hidayat Kassim referiu que estão presentes todos directores distritais de saúde,  elementos de comités de co-gestão, um líder comunitário, outro religioso e um praticante da medicina tradicional (AMETRAMO) de cada distrito para além de representantes das universidades, Associações,  entre outras entidades.

Ainda de acordo com o Director Provincial da Saúde, o encontro está a analisar a implementação da estratégia de a humanização na prestação de serviços de saúde e o seu resultado tendo em conta que o facto faz parte do objectivo do nosso Governo.

Igualmente estão a ser ouvidas as experiências do mau atendimento e cobranças ilícitas, nas unidades sanitárias distritais assim como a divulgação da nova estratégia do Ministério da Saúde sobre  a qualidade de humanização 2017/2023.  

Também está a ser discutido o ponto de situação das doenças diarreicas bem como divulgar a nova estratégia do combate ao HIV e SIDA/estratégia testar iniciar, o vulgo 90-90-90.

Líderes comunitários, religiosos, praticantes de A metramoe técnicos de saúde moderna de mãos dadas no evento.

Fonte: Ics