Informação

Abdul Razak quer a reserva de Gilé transformada num potencial turística da Zambézia

Data: 10/12/2018
Abdul Razak quer a reserva de Gilé transformada num potencial turística da Zambézia

O repto do Governador Abdul Razak sobre a intenção de transformação da reserva nacional de Gilé num potencial turística da Província da Zambézia foi feito em resposta a apresentação do Director Provincial da Terra Ambiente e Desenvolvimento Rural, na 18ª Sessão Ordinária do Governo Provincial da Zambézia, realizada no dia 21 de Setembro do ano 2018.

Na ocasião, Abdul Razak disse e citamos "Queremos que a Reserva Nacional de Gilé seja um local potencialmente com grande possibilidade para desenvolver o turismo, na Província porque ela está numa zona onde temos muitos animais.

Temos lá pássaros que também são raros e espécies florestais com que podemos fazer o turismo contemplativo e de montanha.

E como sabemos, a reserva nacional de Gilé fica em Pebane, podemos fazer pacotes que incluem as praias e a cultura para potenciar a zona de Pebane de modo que a zona de reserva de Gilé fique como uma área fundamentalmente turística.

Vamos trabalhar nesta iniciativa de termos mais animais. Sabemos que a quantidade dos animais, isto é, o efectivo dos animais não está a decrescer, pelo contrário esta a aumentar e isto é muito bom, significa que a actividade furtiva está controlada".

    O Director Provincial da Terra Ambiente e Desenvolvimento Rural da Zambézia, Marcos Sapateiro anunciou que esta em curso, a transferência de animais da Reserva do Niassa para a reserva Nacional de Gilé, numa operação bastante sigilosa para evitar a interferência negativa de actividades furtivas.

Fonte: Ics