Informação

Gémeo órfão vulnerável beneficia-se de uma casa construida pelo INAS no Centro de reassentamento 25 de Junho em Mopeia

Data: 17/08/2019
Gémeo órfão vulnerável beneficia-se de uma  casa construida pelo INAS no Centro de reassentamento 25 de Junho em Mopeia

A cerimónia da entrega da casa reabilitada e ampiliada pelo InstituoNacional de Acção Social, INAS, ao gémeo vulnerável constituido por Torres e Amélia Eduardo Mussirica, no Centro de Reassentamento 25 de Junho em Mpeia.

Foi dirigida pelo Director Nacional de Género Criança e Acção Social, ....na presença do Administrador Distrital, Vidal Bila e Director Distrital da Saúde, Mulhere Acção Social de Mopeia, Eduardo Zezema, no dia 15 de Agosto de 2019 perante líderes comunitário e a população local.

Após cerimónias tradicional e do corte da fita, o Director Nacional saudou em primeiro lugar o alto magestrado da nação moçambicana, Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República pela forma carismática com que tem orientado o País privilegiando sobretudo às camadas desfavorecidas por garantir a paz efectiva e bem-estar afirmando que a Saudação é extensiva à todos funcionários do sector de Género Criança e Acção Social e gostaria desejar boas vindas a todos presentes à esta cerimánia da entrega de uma casa que foi construída pelo Governo, no âmbito do programa apoio social directo.

"É com grande honra que o Distrito de Mopeia teve oportunidade de ser contemplado na construção de uma casa tipo 2, que vai beneficiar a um grupo do sector que são criancas órfãos vulneráveis.

Este acto que estamos a presencear, enquadra-se nos compromissos que o Governo tem para garantir um bem-estar social, às populações vulneráveis, combatendo a pobreza, pela componente proteção social básica onde se contemplam os agregados familiares que não têm capacidade por si só, satsfazerem as suas necessidades básicas.

De igual modo felicitar o Gopverno moçambicano pela implementação de melohres políticas, favorecendo desta maneira, o bem-estar de moçambicanos.

Entre vários programas em implementação, o programa apoio social directo, razão da nossa presença neste acto, consite nas transferências sociais pontuais ou prolongadas, por tempo determinado, em forma de apoio multiforme, para fazer face à choques e situações diversificadas, de emergência que afectam as pessoas ou agregados familiares.

Este apoio é concedido às crianças em situação difícil, precisando de apoio multiforme, que seus agregados familiares sofreram choques  pontuais ou vítimas de calamidades, chefes de agregados familiares, em situação temporária de incapacidade para o trabalho, pessoas vivendo com HIV e Sida em tratamento, antirectroviral e com necessidade nutricionais e pessoas com defeciencias.

Este programa está sendo implementado em todos distritos da Província da Zambézia onde abrange 2.399 agregados familiares, dos quais 74 assistidos no Distrito de Mopeia.

Para a construção desta casa, o Governo alocou 384 mil Meticais, o programa veio para ficar e no decorrer do tempo serão identificados outros beneficiários, que de certo modo tornar-se-á, mais abrangente por isso, dizemos que vale a pena, prosseguir com estes programas e vale a pena continuar com este Governo.

Além deste Programa, o INAS leva a acabo, outros programas a exemplo do programa social básico que consiste em transferências monetárias regulares mensais por tempo indeterminado,  visando reforçar o nível de custo, autonomia e resiliência da população, devido a situação de pobreza e de vulnerabilidade.

Ainda temos o subsídio para criança neste programa cuja implementação ocorre numa primeira fase, na Provincia de Nampula, temos também o programa de atendimento em unidades sociais, que consiste na garantia de atendimento institucional infantário, subsídio de apoio à velhice, subsídio de trânsito, de acolhimento à crianças e centros abertos como providenciar a orientação e reunificação familiar dos grupos mais vulneráveis, desamparados e vivendo em situação de pobreza.

Temos ainda o programa subsídio de Acção Social cuja intervenção assenta na comunidade e na família buscando as soluções depois conjugando e fortificando a sua resiliência.

O programa Acção Social produtiva,  consiste em criar oportunidade de autosustento para indivíduos vivendo em situação de pobreza, com capacidade para o trabalho público com uso de mão de obra intensiva, com prioridade para agregados familiares chefiados por mulheres, pessoas com deficiência e com crianças com problema de desnutrição, agregados familiares com alto nível de dependência e a famílias de acolhimento em situação de pobreza e vulnerável.

Cientes que o combate à pobreza é tarefa de todos segmentos da sociedade, aproveito esta oportunidade para apelar a sociedade, civil, o sector privado e aos parceiros de cooperação, para se juntarem ao Governo nesta nobre iniciativa.

Aos principais actores sociais da implementação do programa, o Governo do Distrito, o meu apelo vai para a necessidade de se imprimir uma maior coordenação entre os diferentes sectores, e uma gestão transparente desde a identificação dos beneficiários até a sua integração nestes programas." 

Em seguida o Administrador de Mopeia sublinhou a necessidade de preservar a pazpara que o Governo continue a provinciar condicoes a populacao necessitada, facto impossivel sem a paz.

 O Administrador Vidal Bila sublinhou que esta casa é fruto do esforco pessoal do presidente da República Filipe Jacinto Nyusi  que pensa no seu povo, nas crianças e nos velhos.

"Houvimos muito bem a história daquelas crinças que  merecciam aquele apoio do governo e de nós todos.

Elas já fazem parte  da população deste Distrito que vive das machambas por isso vamos dar machamba para produzirem com o vosso apoio.

Quando estiverem com dificuldades, os primeiros a chegar naquela casa  são vocês como vizinhos e não queremos houvir que alguém arrombou as portas e tirou aqueles bens.

O Governo vai apoia-los naquilo que pode e nós vamos cumprindo a nossa parte ensinando-as a produzirem na machamba para o seu sustento. Muito obrigado INAS por este apoio."

 

 

 

 Améia Eduardo, a beneficiária da casa ora entregue disse que é natural de Mopeia, filha de uma doente mental, com quem viviam no mercado.

"Porque minha mãe era doente mental, acabou desaparecendo e ficamos sozinhos, o Governo acolheu-nos e foi nos deixar no Centro de apoio à velhice.

Ficamos ali tanto tempo cujo dia de chegada naquele centro acabamos esquecendo e como sou mulher, fiquei grávida lá e tive uma filha, com outros que ficam ali, o pai da criança foi reintegrado no centro de reassentamento de Nicoadala.

Agradeço muito graças à Deus, vamos continuar com a nossa vida em diante, nesta bela casa que fomos dados aqui, o nosso sonho de ter uma casa condígna já se concretizou, Agradecemos muito pelo bastante e graças à Deus.

Dado que para conservar esta casa normalmente é necesario muito cuidado  para manté-la em higiene e limpa a quem quiser-nos visitar ou as visitas das pessoar que nos ofereceram encontrem bem limpa.

Gostaria ter um salão para continuar minha actividade de colocar mechas pedidndo para o efeito as pessoas que nos fereceram que puxassem a energia ate aqui para conseguir ganhar moedas no tratamento de pessoas para pagar minhas avaliacoes na escola e outras necessidades como , fotocopias, chinelos assim como  na demora da comida podermos compra-la

Estava a frequentar a oitava classe na Escola Primaria de Coalane, não vou parar ate onde puder estudar de modo que no fim possa concorrer para qualquer sitio ou ter uma bolsa para o ensino superior e ter emprego quando Deus quiser sai daqui para minha vida melhor porque somos dois eu e meu irmao gemio e não conheco ningem da familia e não vou aceitar hoje que tenho familia."

O mesmo ponto de visa partilha o irmão gémeo, Torres Eduardo Mussirica, também natural de Mopeia:

"Parei em Quelimane porque minha mae era doente mental, vinha da Beira para ca gravida de nós, acabou dando a luz num cajueiro perto do Hospital, no fim tenteram acolhe-la e mais tarde ficamos no mercado onde vendiamos peixe fresco com ela, claramente que ficavamos com ela assim desprotegidos e mesmo assim tentava aranjar comida e nos alimentar.

Com andar dos tempos, em 2013  desapareceu em Junho. O Governo foi vendo que estas criancas estao desamparadas, porque passavamos mal e viram que estes miudos mereciam ser transferidos para Quelimane onde fomos viver no Centro de apoio a velhice.

Fomos para la no dia 07 de Junho de 2013 ate o ano 2019. Mas viviamos la com um objectivo e quando nos perguntavam o que queriamos na nossa vida, sempre eu respondia que o meu desejo era ter uma casa para poder viver com minha familia porque não podia criar minha familia porque qualquer dia podiam me chutar dali.

E este ano vieram, o Chefe Elisio veio e disse –nos, jovens, claramente o vosso sonho sera realizado. Explicou-nos que a vossa casa já esta. Era uma casa do tipo uma agua que precisava de uma reabilitacao e passou a ser de duas aguas.

A partir de hoje, voces vao passar a residir em Mopeia. Levaram-nos de la para ca ontem, um pouco tarde mas eu cheguei  e tentei me organizar e hoje beneficiamos desta casa.

Eu não contava. Isto é um sonho realizado a partir do desejavelmente incntavel. Eu não contava com isto aqui. Realmente não vi quantos milhoes foram ai. Realmente o Governo pensou, viu que o bem era mesmo dar uma casa esta familia.

Noa temos pais, não chegamos de conhecer quem é o nosso pai, tio ou nosso irmao. A casa em si já foi entregue hoje, dizer para minha actividade futura e minha irma que já sabe retocar, por extensoes e mechas  cabelo enquanto eu tenho mais a ver com a parte da electricidade e entendo como aranjar telefones, leitores, amplificadores, suponho que se for mais ao futuro do meu dia-a-dia vou desempenhar esta actividade para um dia passar a sestentar-me sozinho porque  o Governo  não vai e al;imentar sempre.

Se me apoiarem em material escolar ate la, quero continuar com os estudos, sai daqui com a quarta classe e peguei a escola quando fui para la e transferi-me de la para ca com a 9ªclasse.

Já levei a transferencia e faltavam-me notas  do segundo trimestre, já me trouxeram e penso que amanha vamo-nos apresentar  a escola e termos seguimento porque não podemos parar com os etudos e a escola temque estar sempre em primeiro lugar."

Fonte: Ics