Informação

Presidente da Republica reitera para observância de medidas preventivas contra doenças

Data: 24/03/2017
Presidente da Republica reitera para observância de medidas preventivas contra doenças

O Presidente da Republica Filipe Nhyusi exortou esta quinta feira em Quelimane capital provincial da Zambézia, centro do país a população local para a massificaçao da observância de medidas preventivas a doenças principalmente as de origem hídricas.

Na sua breve interacção esta quinta feira com a moldura humana que acorreu ao aeroporto de Quelimane, o estadista moçambicano manifestou-se apreensivo com aumento de casos de malária e de diarreias a nível da província da Zambézia.

’’ Viemos a província da Zambézia para trabalhar e aferindo ao mesmo tempo o grau de execução dos programas do governo em vários domínios anunciados aquando da nossa eleição para continuarmos com os destinos do país. 

Estou preocupado com aumento de casos de malária na ordem de 1.300 casos reportados as autoridades provinciais Do sector de Saúde na Zambézia, disse a título exemplificativo o chefe do Estado.

Adverti aquando da minha visita para inauguração do Hospital Central de Quelimane a necessidade de observância de casos de medidas de higiene individual e colectiva para evitarmos surtos de diarreias e cólera no seio da nossa população.

Nem com isso reitero mais uma vez para continuarem com hábito de boas práticas para evitarem a contaminação por diarreias ou por malária.

Todavia para conter esta problematica o sector de saúde naquele ponto país perespectiva promover campanha de distribuiçao de 31.193.976 redes mosquiteiras a partir de Abril próximo com intuito de proteger da malária cerca de 1.437.289 famílias nos 22 distritos da Zambézia.

.Agora é o momento de irmos ao terreno vermos o grau de cumprimento daquilo que combinamos há três anos, e desta escolhemos mais uma vez a província da Zambézia para dentre outros objectivos procederemos a massificação da entrega de 15 mil títulos de Direito e Uso e Aproveitamento da Terra, DUATs no quando do programa terra segura pelo concebido pelo governo moçambicano.

Ainda nesta província vamos reunir com os produtores agrários em diversas áreas de produção para em conjunto harmonizarmos os melhores mecanismos de articulação com vista a impulsionarmos a produtividade no país. 

“Esta sexta -feira, estaremos todos sentados na cidade de Mocuba para discutirmos e inventariarmos as potencialidades agrícolas de zona da província de uma maneira particular e do país de modo geral, portanto é um exercício de âmbito nacional.

Vamos sentar com todos aqueles que produzem, com aqueles que transportam os nossos produtos a partir das zonas de produção ao mercado, com os armazenistas, com os que comerciantes e com aqueles que conservam ou processam os nossos produtos que atraem investimentos, descreveu num tom animador.

Por isso é preciso estruturarmos este processo em função das condições agro- ecológicas de cada província, lembrando ainda mais adiante que são moçambicanos que tende resolver os seus problemas sublinhou Filipe Nhusi.  

No mesmo diapasão o chefe mais alto da nação moçambicana apelou na ocasião para o aumento de produtividade agrária aproveitando as condições influenciadas pela precipitação nos últimos dias, por isso é tempo para todos trabalharmos.  

Exortando para envolvimento massivo na produção agrícola o estadista moçambicano garantiu que o balanço geral do seu executivo indica que há condições agro-ecologicas para o aumento da produtividade.

O presidente da Republica, Filipe Nhyusi cumpre esta sexta feira o seu segundo dia de trabalho a província da Zambézia, lançando a campanha de comercialização agrícola para alem de presidir o Fórum dos potenciais produtores agrários, um evento que Zulmira com a entrega de 15 mil Direitos de Uso e Aproveitamento de Terra, DUATs no âmbito do programa terra segura liderado pelo Ministério de Terra, Desenvolvimento Rural.