Informação

Quelimane já conta com autocarros urbanos sob gestão de privados

Data: 07/02/2019
Quelimane já conta com autocarros urbanos sob gestão de privados

O Governador da Zambézia, Abdul Razak Noormahomed dirige a cerimónia da entrega de três autocarros, de um lote composto por oitos, destinados ao transporte urbano, nas cidades Municipais desta Província, à gestores privados, vencedores de referidos concursos, no dia 06 de Fevereiro de 2019.

Na ocasião Abdul Razak recomendou a necessidade de bom uso dos mesmos por forma a garantirem a sua durabilidade aos beneficiários.

“Quero saudar e parabenizar os três beneficiários destes autocarros que com base no concurso público foram selecionados param fazerem parte deste processo.

O Ministério de Transportes e Comunicações lançou este processo para termos transportes públicos nos Municípios onde as pessoas interessadas podiam concorrer para o efeito.

Trata-se de um programa do Governo para proporcionar transporte público aos municipe4s das autarquias no qual queremos que os beneficiários cumpram com as regras acordadas para garantirem a durabilidade destes autocarros com vista a melhorarmos a s condições de transporte da população.

Já distribuímos três no ano passado para os Municípios de Mocuba, Alto Molocué, Quelimane e este ano mais três para cidade de Quelimane, no Distrito do mesmo nome.

Ainda temos mais cinco autocarros que já estão na Província da Zambézia para serem selecionados com base no concurso público principalmente aos Distritos municipais restantes de Gurué, Maganja da Costa e Milange.

A Directora Provincial de Transportes e Comunicações da Zambézia, Antónia Manharás disse por sua vez que " o acto faz parte do plano quinquenal do Governo, atinente a distribuição de autocarros para todas as Províncias de forma que facilite o movimento de pessoas e bens.

Recebemos primeiros três carros no primeiro lote e alocamos um autocarro a Quelimane, outro a Mocuba e o terceiro ao Distrito de Auto Molocué.

Agora recebemos oito autocarros, e como no primeiro concurso havia três pessoas aprovadas para receberem, fizemos a entrega daqueles que aprovaram no concurso do ano passado hoje.

Ainda este ano lancamos outro concurso mas para os Distritos Municipais de Gurue, Maganja da Costa e Milange.

Neste momento estamos a espera dos concorrentes porque os autocarros estão destinados ao sector privado.

Quando eles aparecerem vamos fazer o apuramento e a entrega dos respectivos autocarros, tudo isto para facilitar a vida do povo moçambicano.

Questionado se acreditava que estes meios de transportes haviam de minimizar a procura de transportes nas vilas municipais, Antónia respondeu que sim.

"Acredito que vai minimizar a situação de falta de transporte mas também gostaria de apelar as pessoas que ganharam o concurso que cuidem bem os carros para que tenham mais vida.

Como também apelo a população que tem que cuidar bem os autocarros para poderem exercer o seu serviço.

Não tenho em mente o custo dos autocarros mas sei que o que receberam os do primeiro lote já começaram a devolver os valores de sua amortização"

Embora não tenha sido desenhada a rota destes autocarros existe a rota que esta a funcionar de Quelimane/Licuari que esta a funcionar bem e estamos a ficar satisfeitos com o desempenho dela.

Apelo ao povo moçambicano que tem que reconhecer o esforço do Estado que se verifica quando soubemos cuidar aquilo que este nos oferece.

Se usarmos melhor estes autocarros poderemos ir a machamba a qualquer hora em que vão circular e vão ter longo período de vida assim como as pessoas que vão ao serviço.

Para o custo das tarifas vamos trabalhar juntos com os transportadores se desejarem alterar as tabelas em curso.

Um dos beneficiários, Rebelo João Henrique Lampião, comprometeram-se a cumprir com o acordado para bem servir o povo moçambicano.

Segundo ele, é bom o Governo moçambicano ter atribuído estes autocarros aos transportadores o que vai permitir que os nossos passageiros viagem condignamente e fará a manutenção constante dos mesmos para garantirem a sua durabilidade.

Antes desta entrega vinha transportando pessoas numa viatura de caixa aberta vulgos "my love" e uma min buse e esta frota está reforçada com este autocarro.

Dizer utentes da rota Quelimane/Zalala estão de parabéns porque já têm novo autocarro.

Fonte: Ics