Informação

Workshop Provincial balanço semestral do âmbito de PAMRDC e PEC Nutrição reafirma continuidade de parcerias com UNICEF e UNIÃO EURPEIA

Data: 07/06/2019
Workshop Provincial balanço semestral do âmbito de PAMRDC e PEC Nutrição reafirma continuidade de parcerias com UNICEF e UNIÃO EURPEIA

A representante da União Europeia disse no encerramento do workshop Provincial sobre balanço semestral do âmbito de PAMRDC e PEC Nutrição que as discussões deste workshop foram muito positivas e super interessantes porque chegou a conclusão que muitas matérias estão a ser consolidadas e o ponto-chave da coordenação com a União Europeias é a nutrição com a forte componente da saúde.

"E como disse o director Hidayat, esta abordagem é multissectorial e estou a ver constrangimentos com o pacote da desnutrição onde temos o novo programa de agricultura que será executado em parceria com a FAO (Fundo da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) e os fundos e recursos não são suficientes.

Aqui, o ponto-chave da comunicação tem de fazer convergir os diferentes fundos que são canalizados em diferentes Programas mas o tempo de início destes Programas não são sempre iguais.

Começou antes o programa da nutrição, agora vai iniciar o de Agricultura e temos outros fundos de Estradas, da Energia onde o objectivo é ver o nível do exercício da multissectoriedade como as Províncias vão decidir onde implementar esses fundos.

Evidentemente tem uma comunidade geográfica mas acho que esta é da decisão das Províncias quando começar determinado tipo de programa e agradeço muito saber que há um progresso e volto para casa com uma impressão que estamos num bom caminho e vamos continuar a apoiar por considerar a parceria com a União Europeia como continua e duradoira".

Ponto de vista defendido pelo representante da UNICEF também confirmando que a coordenação é muito importante para este programa e pelo Secretario Permanente Provincial da Zambézia, Júlio Mendes Ambal que disse no encerramento do referido workshop Provincial sobre balanço semestral do âmbito de PAMRDC e PEC Nutrição e que o comprometimento dos parceiros tem sido muito fundamental ao sucesso do nosso Programa.

"E nós queremos saudar e manifestar a nossa disponibilidade de continuar a articular a nossa actividade e com o compromisso dos nossos colegas de distritos cada vez mais continuarmos a monitorar o trabalho para que este tenha resultados.

De facto foram escolhidos estes quatro Distritos por alguma certa razão e por isso decidimos que participássemos todos nesta reunião, não apenas para ter um apoio de parceiros mas porque o interesse de acompanhar é de toda Província para alem destes quatro que tem apoio de funcionamento.

E nós ao nível da Província estamos aqui para sempre articularmos de forma que progressivamente outros Distritos que forem entrando no programa de apoio, isso vá acontecendo sempre que houver espaço de apoio e eles estão a dar. E a nossa maior satisfação é sentir que há equilíbrio em termos de crescimento ao nível da Província. este é um desafio que nos temos.

Foram abordadas varias questões ao longo do dia de hoje, sobretudo na abordagem feita por Armindo Primeiro que foram os aspectos do balanço das nossas actividades, nos estamos num ano de um exercício bastante curto, é o ano em que temos eleições no Pais e como se sabe, as eleições mexem com muitas coisas no Pais para o normal funcionamento de um Pais onde foram desenvolvidas varias actividades.

Nos estaremos envolvidos em varias actividades e isto encurta um bocadinho o sucesso do trabalho e penso com a vossa experiencia irão perceber que é importante cumprir o programa agora quanto mais cedo.

Tentarmos trabalhar agora de forma que ate Setembro, tenhamos certos resultados, de Novembro a Dezembro ai colhíamos os frutos do trabalho que realizamos ao longo do ano.

O apelo é extensivo aos parceiros de forma que façam a programação tendo em conta este constrangimento não nosso apenas mas um constrangimento nacional necessário que é importante termos este espaço de acção rapidamente.

A Saúde abordou algumas questões e o Director teve que sair mas abordou aspectos muito importantes que temos que em conjunto acautelar e possamos avançar nesta componente.

A capacitação de parteiras, a disparatação, o planeamento familiar, foram as componentes que foram abordadas pelo Director, como fazer disse que elas não são próprias da UNICEF mas são de outra instituição parceira, vamos tentar trabalhar também com essa organização, no sentido de contemplar essas componentes importantes.

Ainda bem que o próprio sector de Obras Publicas reconheceu que a revisão esta feita em baixa mas que ao longo do ano naturalmente iremos actualizar estes dados para podermos demonstrar o crescimento é de louvar e é um aspecto importante que temos que começar a colocar no Programa que é a susceptibilidade.

Não necessariamente o que vai ser a seguir mas como fazer para que as estruturas que estamos a colocar no terreno, fiquem mais tempo e que a estrutura também sirva como exemplo para outras zonas, estou a pensar assim mas Dr, Magide depois explicou bem que algumas componentes são importantes para nos podermos trabalhar."

Director do SDAE de Namarrói disse que existem15 comunidades "LIFECAS" (livres do fecalismo a céu aberto) e que vai acolher as recomendações do workshop Provincial sobre balanço semestral do âmbito de PAMRDC e PEC Nutrição.

Fonte: Ics