Assinalou-se o dia 28 de Setembro, dia Mundial contra a raiva

Data: 29/09/2020
Assinalou-se o dia 28 de Setembro, dia Mundial contra a raiva

O Excelentíssimo Olegário dos Anjos Banzo, vice-ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural orientou no dia 28 de Setembro de 2020, no posto administrativo de Namanjavira, distrito de Mocuba, as cerimónias centrais alusivas ao Dia Mundial da Luta Contra a Raiva.

Este ano, a efeméride é celebrada sob o lema “Juntos na Luta Contra a Raiva”.

A ocasião contou com a participação do Administrador do Distrito, chefe do Posto Administrativo de Namanjavira, do director provincial da Agricultura e Pesca da Zambézia e líderes comunitários e a população em geral

No evento, foi tornado público que Mocuba é uma das regiões do país com casos preocupantes da raiva.

No discurso, o director provincial da Agricultura e Pesca da Zambézia, Fernando Namucua, fez saber que, até o II trimestre deste ano, pelo menos 17 pessoas perderam a vida vítimas de mordedura canina.

“Estes números levam-nos a uma reflexão de que precisamos imprimir alguma dinâmica na província no combate” à raiva, disse o dirigente.

“ Já passam cerca e 105 anos que a vacina contra a raiva foi descoberta, são anos suficientes que nós já teríamos eliminado a doença por isso vamos ser fortes para eliminar essa doença, por isso que dissemos RAIVA ZERO ATÉ 2030” disse Olegário dos Anjos Banzo.

A transmissão da Raiva dá-se do animal infectado para o sadio através do contacto da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões.

Em todo o mundo estima-se que 59 mil pessoas já foram mordidas por animais e 95% morrem na África e na Ásia. O cão é o animal que mais morde e transmite raiva, principalmente nas crianças.