A Provincia

Em que turismo Zambézia deve apostar

Data: 02/12/2016

O de negócios e o de eventos devem ser a maior aposta da província da Zambézia, para que os proprietários e gestores ganhem dinheiro e elevem a qualidade de serviços.

O turismo de negócios é feito através de seminários, conferências, workshop, conselhos coordenadores e outros encontros. Por outro lado, o turismo de eventos incentiva o desenvolvimento económico e sociocultural local, contribuindo para a geração de emprego, renda e criação de infra-estruturas que beneficiam não só o turista como a população à volta. A cidade de Quelimane tem sido o palco principal deste tipo de turismo. Temos visto mega-concertos. Acima de 50 por cento de espectadores vem de outros cantos da província e do país. Portanto, os eventos podem impulsionar o desenvolvimento de uma vila ou cidade, isso porque estão inter-relacionados com diversos sectores. O turismo de lazer, apesar de movimentar muitos turistas, não se traduz em ganhos, comparando com o turismo de negócios. Esse tipo de turismo deve ter seguimento para produzir mais para a indústria. Para que o turismo de negócios seja mais rentável é preciso que sejam feitos mais investimentos na construção de infra-estruturas e divulgação do manancial turístico que a província possui. A estrada Mocuba-Milange, fase II, se estiver concluída no próximo ano poderá trazer ganhos significativos porque os turistas dos países do hinterland quererão chegar à costa. O bom estado das estradas, energia fiável, telecomunicações e infra-estruturas são muito importantes para o relançamento da actividade turística na província da Zambézia. Em Quelimane temos a Praia das Gazelas, temos lindas praias em Pebane, mas o estado das vias de acesso não ajuda muito. O turista quer em pouco tempo atingir o seu destino.