A Provincia

Turismo

Turismo na Província da Zambézia

Envia turismo

A Província da Zambezia possui potencial em atractivos turísticos naturais e em variado património histórico - cultural para o desenvolvimento  do turismo.

As principais atracões da Província da Zambezia, para efeitos de turismo, são constituídas por praias e mar, fauna bravia, águas termais e ainda pelo património histórico-cultural das suas terras e populações. Nestes atractivos que tem incidido a actividade turística, ainda que com níveis baixos de exploração.

Os investimentos no sector de turismo na grande maioria nacionais tem se traduzido numa fraca concorrencia e competitividade localmente e ao nivel nacional

.

Zambezia possui um potencial considerável para o desenvolvimento turístico de praia ao longo da sua costa de cerca de 400 quilómetros e nas ilhas, complementando com actividades desportivas e outras de aproveitamento de todas as potencialidades que o mar oferece (desporto, incluído o motorizado, mergulho e pesca desportiva), contemplando as excelentes paisagens e a grande diversidade da fauna bravia na reserva nacional do Gilé(RNG), incluindo a caça nas coutadas da RNG e Chinde.

As manifestacoes culturais sao parte integrante do quotidiano dos habitantes e que de certa forma, caracterizam as populacoes da Provincia da Zambezia. As populacoes da Provincia da Zambezia sentem se orgulhosas do mosaico cultural do seeu territorio, em que se regista um maguinifico inventario do seu patrimonio cultural do pais inteiro.

Zambezia reconhecida pelas suas manifestações culturais e aptidões gastronómicas carregadas de simbolismo. A dança nhambalo, nikecthe, mutengo, nagula a dança das cobras, o carnaval, o festival de Zalala, constituem alguns exemplos das múltiplas criações artístico cultural da Província que conta ainda com diversas obras de artesanato, cerâmica, pintura e teatro. 

MAIS de 185 milhões de meticais foram investidos o ano passado na construção de vários empreendimentos turísticos na cidade de Quelimane e nalguns distritos da província da Zambézia.

Ler mais

Há vários resultados positivos sim, partindo dos ganhos do processo de socialização. Há geração de renda por parte de pequenos vendedores de produtos de primeira necessidade e pelos detentores de pequenos quiosques ao longo da praia, para além das estâncias turísticas.

Ler mais