A Provincia

Zambézia embarca no turismo de negócio

Data: 02/12/2016

MAIS de 185 milhões de meticais foram investidos o ano passado na construção de vários empreendimentos turísticos na cidade de Quelimane e nalguns distritos da província da Zambézia.

Hotéis e pensões, alguns dos quais com imponência de fazer inveja, foram erguidos em pontos estratégicos para a viabilização do chamado turismo de negócio, que é uma das apostas das autoridades locais.

O director provincial da Cultura e Turismo na Zambézia, Amostra Sobrinho, afirmou há dias em entrevista ao nosso Jornal que a província esmera-se para entrar no turismo de negócio, o que, na sua opinião, representa uma oportunidade para os proprietários das estâncias turísticas ganharem dinheiro, criar postos de emprego, fazer novos investimentos para diversificar os produtos turísticos e contribuir para as receitas do Estado. Para isso, segundo Sobrinho, será necessário investir na construção de infra-estruturas para acolher seminários, conferências, workshops, entre outros eventos em zonas turísticas e não só. Na entrevista Amostra Sobrinho afirma que apesar de melhorias a necessidade de potenciar a qualidade dos serviços nas áreas de restauração e hotelaria continua a constituir um desafio.

A costa da província da Zambézia tem mais de quatrocentos quilómetros com condições naturais para a exploração de todo o tipo de turismo, como de pesca, de contemplação e de negócios. De Chinde a Pebane podem ser encontrados encantos da natureza à espera do Homem, que com a sua inteligência e criatividade pode dispor e de forma sustentável. Para além disso, em vários pontos desta extensão há estações de água termais que bem exploradas podem ser usadas para fins medicinais. Pode se fazer turismo de contemplação nos verdejantes campos de chá de Guruè, nas montanhas de Milange e de Morrumbala, para além da caça cinegética na Reserva de Mahimba, no distrito do Chinde.

Amostra Sobrinho diz que o Governo está a trabalhar no sentido de continuar a criar condições como, por exemplo, estradas transitáveis, telecomunicações, incentivos fiscais e financiamento de alguns empreendedores do sector. A seguir transcrevemos as partes mais importantes da entrevista com o director provincial da Cultura e Turismo na Zambézia.