Informação

Abdul Razak lança campanha conjunta de suplementação da vitamina A e registo de menores na Zambézia

Data: 01/11/2017
Abdul Razak lança campanha conjunta de suplementação da vitamina A e registo de menores na Zambézia

O Governador Abdul Razak disse no lançamento da Semana de Saúde no Centro de Saúde do Bairro Namuinho, no dia 30 de Outubro de 2017 que "fundamentalmente estamos a dar vitamina A às Crianças, sal ferroso, Planeamento às mulheres e simultaneamente o registo das crianças que não foram registadas.

Significa que vamos fazer as actividades rotineiras com maior intensidade na Semana da Saúde porque sabemos que isto tem tido grande contribuição para diminuição da mortalidade infantil onde já não temos casos de varíiola, poliomielite e de tétano nos recém-nascidos, no nosso País.

Com elas, algumas doenças que provocavam morte de algumas crianças já foram eliminadas mas estas campanhas vão continuar e quanto as vantagens, sabemos que a vitamina A combate a cegueira e fortalece o sistema imunitário das crianças.

Portanto significa que temos capacidade de controlo de crescimento das crianças através do controlo de crianças mal nutridas porque sabemos que a má nutrição  também um problema que ainda temos na nossa sociedade. O planeamento familiar é para que as crianças tenham bom espaçamento no nascimento.

De igual modo estamos a fornecer métodos de planeamento Familiar e registo de crianças cuja escolha deste Centro prende-se com o facto de termos outras actividades que não permitiram lançar esta campanha num Centro longícuo apesar desta actividade estar a acontecer em todos Distritos.

Abdul Razak aproveita o evento para sensibilizar a população a não aderir ao boato do fenómeno "chupa-sangue" na Província também aproveitei a oportunidade para falar a população sobre um fenómeno chamado chupa sangue cujo objectivo e criar confusão mas a população acredita.

Entretanto, os mentores deste fenómeno que não corresponde a realidade e nem faz parte das actividades da Saúde, aproveitam a confusão nele instalada para roubar.

Quando tudo corre bem, sempre há alguém que cria confusão. A produção da Província foi boa, há paz na Província e no País mas aparece o boato de "chupa-sangue".

O sangue para salvar vidas está no Hospital. Estejam vigilantes sobre as manobras dessas pessoas que semeam confusão e querem nos roubar.

É bom que participemos nas campanhas da saúde e registo das crianças que são actividades muito importantes para a nossa vida, sobretudo para crianças irem à escola.

Fonte: Ics