Informação

A VII Cerimónia da Escola Superior de Ciencias Marinha e Costeiras gradua 113 licenciados

Data: 19/11/2019
A VII Cerimónia da Escola Superior de Ciencias Marinha e Costeiras gradua 113 licenciados

O Secretario permanente Provincial, Julio Mendes Ambali disse na sua intervenção aos  113 licenciados graduados  para diferentes áreas de intervenção da Universdade Eduardo Monlane que agora sentem-se recompensados por esta vitória que também é deles.

De igual mdo aos amigos e familiares que se privararam de vários momentos de convivio, para permitir que se dedicassem aos estudos bem como os professores que com muito zelo e dedicação  conseguiram transmitir os seus  conhecimentos e experiências e a nossa Universidade que se mostrou mais uma vez à altura da tarefa que lhe foi confiada, ao oferecer aos pais e ao País mais profissionais qualificados.

E neste caso particular, profissionais de ciencias marinhas, espero que de hoje em diante lhes cabe transformar o conhecimento adquirido, em produto tangivel em algo com impacto na luta contra pobreza nesta nossa Patria.

Hoje é também um dia de alegria porque este acto representa não só uma mera formalidade academica mas um marco que assinala a condicao de uma vida eminentemente academica para outra na qual irao por conhecimentos aprendizados adquiridos ao longo da vossa formacao ao servic do desenvolvimento da nossa Zambezia em particulare do Pais em geral.

O Governo de Mocambique da prioridade particular a formacao de recursos humanos em quantidade e qualidade para responder  aoos desafios do desenvolvimento para erradicacao da pobreza , promocao do bem estar social e desenvolvimento economico do Pais.

A Provincia da Zambezia é uma das mais privilegiadas a esterespeito pois possui dez instituicoes do ensino superior que lutam para esta causa.

E em particular, dispoe desta escola especial vocacionada para o estudo do mar, por sinal a única na regiao de Africa Oriental.

Participamos nesta cerimónia convictos de que o Governo e a população da Zambézia e do País em geral contam a prtir de hoje, com estes 113 novos especialistas, em matéria relacinada à ciências costeiras e do mar, capazes de impulsionar o bem-estar do nosso povo, estando paulatinamente a criar  instrumentos para gestão da nossa economia azul.

Nesta óptitica, a sociedade espera que cada Univesidade se empenhe para que na missão  faça o melhor e se distinga das suas convivências e divesidades para os seus feitos únicos.

Neste contexto, a diversidade  das nossas Instituções  do Ensino Superior torna-se fundamental, na medida em que cria condições da diversificação de ofertas e soluções, aos desafios que a luta contra a pobreza nos coloca.

Daí a nossa recomendação para a Direcção desta escola para contnuar a fazer mais e melhor nesta Província da Zambézia.

O reitor saudou por sua vez os 113 graduados que realizam hoje mais um sonho, concluindo mais uma etapa de sua formacao e aos docentes palavras de conhecimento pelo facto de no meio das diferencas e  adversidades terem sabido realizar as suas habilidades, levando a Universidade Eduado Mondlane no precinda da sua missao.

Um dos graduados que responde pelo nome de António Ferraz Martins disse a reportagem do Instituto de Comunicacao Social, Delegacao da Zambezia “ estou feliz pela minha graduação e este é o premio que recebi do BCI para o efeito”

 Para esdudante Deolinda que também disse estar feliz pelo acontecmento, acrescenttando o que citamos "esta ocasião representa uma nova etapa da minha vida. É resultado de muito sacrifício e trabalho de muita entrega."

Fonte: Ics