Informação

A praia Inês Beach acolhe cerimónias do Dia Mundial de Turismo no distrito de Chinde

Data: 20/11/2017
A praia Inês Beach acolhe cerimónias do Dia Mundial de Turismo no distrito de Chinde

A população de Chinde aponta a praia Inês Beach localizada há cinco quilómetros da vila sede como melhor local de laser e turístico deste distrito banhado pelo rio Zambeze. Os moradores da vila sede do Distrito fizeram este pronunciamento, no passado dia 27 de Setembro de 2017 em prol do Dia Mundial de Turismo acrescentando que a transformação da praia Inês Beacha em local turístico irá encurtar longas distâncias percorridas para passar o tempo de lazer em outros locais deste Distrito.

Um dos visitantes entrevistado pela reportagem do jornal Macubar do Instituto de Comunicação Social que responde pelo nome de Ilídio Marques disse acreditar que com esta iniciativa, Chinde faz diferença com os tempos passados nos quais muita coisa está melhorar.

A título de exemplo, citou a montagem das antenas das telefonias móveis, movitel, mcl e da vodacom incluindo de star time assim como da circulação de transportes marítimos e terrestres sem ignorar a construção de mercado na localidade de Matilde.

A fonte que temos vindo a citar não deixou de referir a reabilitação da via de acesso Micaune/Marradane e a construção de casas para reassentamento da população em Mitange através das areias pesadas bem como a alocação de um bote veloz ao Distrito, no rol de feitos que o fazem acreditar Chinde como terra de destino turístico preferencial.

 De salientar que as cerimonias do Dia Mundial de turismo no Chinde contaram com a participação massiva da população local incluindo lideres comunitários e religiosos para alem membros do governo do Distrito e representantes das Organizações Não governamentais que operam neste Distrito.

 O Secretário Permanente Distrital, Eugénio Gochinho, disse na ocasião que o governo distrital está a envidar esforços para melhorar o distrito de Chinde como um dos locais turísticos de referência da Província, razão pela qual "cada um deve conhecer o seu contributo para o alcance deste desenvolvimento, isto é, o que faz durante o dia, mês e o ano para alavancar Chinde como centro turístico.

Gochinho disse ainda que acredita que Chinde tem paisagens imprescindíveis necessitando de mais alavancas e para que isto aconteça e tenha credibilidade é importante a contribuição de todos para estancar o fecalismo a céu aberto e o derrube de mangais de modo a evitar o perigo da erosão hídrica eminente. -concluiu a nossa fonte.

Fonte: Ics