
Abdul Razak condecora 45 cidadãos destacados na boa participação em diferentes áreas de desenvolvimento nacional na Zambézia.

Trata-se de veteranos da luta de libertação nacional, combatentes, profissionais da edução e desenvolvimento humano, da Saúde, Destacamento Feminino, entre outras área os quais receberam diplomas de honra e de mérito, medalhas de ouro e de prata entre outras distinções, no âmbito das celebrações da Indecência Nacional, assinalada em 25 de Junho de 2019.
O Governador da Zambézia disse em conferência de imprensa momentos após a deposição da coroa na praça dos heróis moçambicanos que a independência é o bem mais precioso do povo moçambicano.
Se não tivéssemos independência não teríamos sido moçambicanos e não teríamos o nosso País independente.
O País, a independência e soberania nacional são fundamentais para qualquer povo ser considerado membro de uma nação.
Em segundo é de agradecer e saudar os veteranos da luta de libertação nacional que consentiram sacrifícios e alguns deles com própria vida para que Moçambique fosse independente.
Lutaram contra o colonialismo português e fizeram com que o nosso País ganhasse a independência.
Em terceiro lugar, saudar os condecorados, 32 personalidades que vão ser condecoradas nesta cerimónia cujo significado é que para já vamos homenagear os veteranos da luta de libertação nacional mas também homenagear e reconhecer aqueles que com o seu trabalho, saber e com a sua inteligência estão a trabalhar para que nós consigamos atingir o outro objectivo da nossa indecência.
O nosso primeiro objectivo era sermos indecentes, libertar a terra e os homens, mas o segundo objectivo é criar condições para que toda população moçambicana tenha condições de vida dignas que o trabalho de parte das personalidades que vão ser condecoradas.
É esse trabalho que está a fazer para que haja melhores condições de vida para toda população moçambicana.
E só com paz efectiva ouvimos o anúncio do Presidente da Republica Filipe Jacinto Nyusi que haverá um acordo a ser assinado na cidade de Chimoio em Moçambique, no mês de Agosto onde só com paz efectiva e com trabalho serio, honesto, dedicado que nós podemos ultrapassar as dificuldades que ainda temos.
O papel das gerações vindouras é continuar aquilo que com sacrifico foi alcançado com os combatentes da luta de libertação nacional trabalhando de forma honesta e seria para que o seu espírito de iniciativa possamos atingir o objectivo de boas condições de vida para todos moçambicanos e todas necessidades de vida sejam supridas.
O organizado pela Direcção Provincial da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, foi dirigido pelo Governador da Província da Zambézia e antecedeu a deposição da coroa de flores em honra dos heróis moçambicanos que tombaram em diferentes frentes quer da luta armada quer da resistência passiva e activa.
Fonte: Ics