Informação

Abdul Razak confere posse aos novos Assessores, Administradores e Secretários Permanentes distritais.

Data: 03/05/2018
Abdul Razak confere posse aos novos Assessores, Administradores e Secretários Permanentes distritais.

O Governador da Zambézia Abdul Razak disse por ocasião da tomada de posse de novos membros do seu executivo para o mandato que inicia em 2018 que "trata-se de um compromisso assumido perante o Estado e o Povo moçambicano a quem jurastes servir e agir em conformidade com este juramento.

Por isso, doravante a vossa responsabilidade é acrescida e a vossa acção deve traduzir-se em resultados concretos e tangíveis que produzam impactos positivos e que se reflectem na melhoria contínua da vida do cidadão moçambicano e em particular do cidadão da Província da Zambézia

Estamos confiantes de que com a vossa experiência, conhecimento, dedicação e criatividade, vão realizar com sucesso as funções pelas quais foram nomeados.

Para o sucesso da vossa missão, é importante aprofundar o conhecimento dos sectores e distritos que vão dirigir, nos seus aspectos económicos, sociais, culturais, humanos e políticos.

Esperamos de vós ainda, uma governação mais aberta e comunicativa, sem preconceitos, sem vaidade nem arrogância mas inspirada no Povo e virada na solução dos problemas mais pertinentes do povo a quem juramos servir.

O contacto permanente com os vários seguimentos da sociedade é fundamental para realização com sucesso das vossas tarefas.

O dirigente deve ser capaz de aglutinar as mais variadas sensibilidades, os conhecimentos e experiências dos colaboradores, valorizando e partilhando soluções multissectoriais e locais.

O dirigente deve liderar através do seu exemplo, no cumprimento estreito da lei, na observância dos princípios da ética governativa, da integridade, imparcialidade, humildade, honestidade e transparência.

E deve transmitir confiança com os demais colaboradores, membros da sua equipa, para que cultivem uma relação harmoniosa com os demais órgãos do Estado e outros actores sociais públicos e privados.

Neste sentido, o combate serrado contra corrupção, deve ser a vossa postura permanente.

Não podemos permitir que nas instituições públicas haja cobranças ilícitas, desvios de fundos, não cumprimento dos procedimentos nas aquisições e empreitadas públicas, venda de diplomas, de certificados e de vagas entre outros comportamentos incompatíveis com o código de conduta do funcionário público.

A centralidade do sucesso de acção governativa é o homem em toda sua dimensão social, humana e económica e cultural.

O conhecimento do uso dos costumes e tradições do local onde vão exercer as vossas funções é de primordial importância porque vai permitir realizar vossas actividades consoante a cultura local.

Devem igualmente prestar particular atenção a gestão de recursos humanos, reconhecendo e premiando aqueles que cumprem com zelo e dedicação as suas atribuições e tarefas, alcançando as metas e os prazos estabelecidos.

Devem inclusivamente apoiar aqueles que têm dificuldades de vária ordem, na realização das suas tarefas e penalizar aqueles que de forma reiterada e negligente não cumprem de forma satisfatória, com as suas obrigações profissionais.

E devem ser capazes de sancionar os infractores, a fim de desencorajar o desleixo, a indisciplina e a impunidade.

Não conferimos posse a meras caixas-de-ressonância, das lamentações populares mas sim aos dirigentes capazes de identificar os problemas e resolvé-los de forma criativa.

As vossas atribuições e competências estão claramente definidas nos vários instrumentos que norteiam a acção governativa pelo que exaltamos a sua observância e cumprimento integral.

Queremos dirigentes que em função do contexto onde estão inseridos sejam capazes de identificar os problemas e resolvé-los, identificar as vantagens e oportunidades, atrair investimentos, iniciativas do desenvolvimento local, criar postos do emprego, dinamizar a produção e a produtividade e aumentar a renda familiar e social.

Manifestamos a nossa disponibilidade de darmos sempre que possível o nosso apoio e a nossa orientação.

Fonte: Ics