
Abdul Razak entrega meios circulantes para alcance das metas de circuncisão masculina

Na cerimónia de entrega, o Governador da Zambézia disse que a mesma tem importância muito grande na melhoria dos cuidados de saúde para a nossa população.
O Hospital Central de Quelimane tinha alguns problemas para poder funcionar em melhores condições, um dos quais era que uma parte dos funcionários, dos técnicos e doa médicos vive nesta parte da cidade e necessitava de transporte para poder chegar atempadamente ao Hospital Central para poderem realizar suas actividades.
Esta era uma questão que tínhamos para resolver, e felizmente conseguimos com base no orçamento do Estado ter uma verba para compra deste autocarro e assim vamos prestar melhor serviço a população mas também vamos fazer com que parte dos problemas que o Hospital Central tinha para prestar melhores serviços seja resolvida.
Tínhamos o problema de energia fiável que já temos uma linha de energia dedicada ao Hospital Central, uma residencial para os médicos cubanos e especialistas que vem de fora para viverem aqui num condomínio e facilitarmos o transporte e pouparmos o nosso orçamento em termos de renda de casa.
Há outras questões que o Hospital Central tem e progressivamente com o apoio dos nossos parceiros e do Ministério de Saúde ao nível da Província estamos a resolver na prestação de serviços do Hospital Central.
Queremos saudar o Hospital Central por este desenvolvimento que esta a ter e agradecer mais uma vez o parceiro Jh Pyego na aquisição destes autocarros minibuses que vão ficar estrategicamente em alguns distritos para facilitar o transporte dos adolescentes e dos homens que querem fazer a circuncisão masculina.
Sabemos que a circuncisão masculina é uma estratégia para melhorar a saúde da nossa população, dos nossos adolescentes, permite reduzir, não eliminar mas reduzir a transmissão das doenças de transmissão sexual, em particular o HIV e SIDA e permite ter acções com maior higiene.
Estes meios vão servir para aumentar o número de jovens, adolescentes e de pessoas que vão ser abrangidas pelo programa de circuncisão masculina que vai permitir como eu disse reduzir a transmissão das infecções sexuais.
É uma das actividades que estamos a levar a cabo com bastante sucesso onde 90 porcentos das nossas cerca de 228 das 254 Unidades Sanitárias que temos na Província já proporcionam tratamento anti retroviral.
Quer tratamento anti retroviral quer a circuncisão masculina não curam a doença mas diminuem a capacidade de sua transmissão e assim teremos níveis muito baixos da doença nos próximos anos.
As seiscentas bicicletas constituem mais um desenvolvimento pois sabemos que os agentes polivalentes elementares espalhados por toda Província necessitam realizar sua natividade não só no local onde estão mas também no campo, irem junto a comunidade e para o efeito precisam de transporte.
As bicicletas são os meios de transportes que proporcionamos aos agentes polivalentes elementares para realizarem suas actividades de prevenção da doença e promoção de saúde, providenciar tratamentos de doenças mais comuns das quais uma é a malária que com esta e outras estratégias como a distribuição de redes mosquiteiras, como as 3.200 mil redes mosquiteiras que distribuímos no passado ano 2016 para 1.200 mil famílias da nossa Província"-conclui a fonte.
O Director Provincial de Saúde, Hidayat Kassim disse na ocasião que as seis viaturas minibuses entregues vão ajudar a alcançar as metas de circuncisão masculina, uma estratégia bastante importante para minimizar o impacto do HIV e SIDA nas nossas comunidades.
No ano passado nós fizemos aproximadamente 85 mil circuncisões masculinas tendo cumprido uma meta de 101,2 porcento do plano anual.
A meta aumentou bastante para este ano e temos que fazer aproximadamente 115 mil circuncisões masculinas e é neste âmbito que o nosso parceiro está nos apoiar com viaturas minibuses para estimularmos a demanda da circuncisão masculina.
O representante da jh Pyego disse que só para a organização que dirige, registou 81 mil circuncidados mas ao nível global da Província, cerca de 105 mil tem que ser circuncidados pelo que com estes meios meios esperamos que haja uma mobilização em que as pessoas organizadas nas comunidades possam vir ao nosso encontro para serem circuncidadas.
Hoje foram entregues estas seis viaturas para cumprirmos a meta de 110 mil circuncisões masculinas até Dezembro de 2018.
Também temos uma viatura para melhorar a mobilidade dos funcionários do Hospital Central a qual custou 4.500 mil meticais dos cofres do Estado do orçamento do Governo da Província da Zambézia para além de seiscentas bicicletas para agentes polivalentes elementares garantirem a sua locomoção de modo a irem porta-a-porta nas famílias de aldeia em aldeia na promoção da saúde, prevenção de doenças e desparasitação das nossas crianças bem como na administração d vitamina A e de métodos de planeamento familiar.
Fonte: Ics