Informação

Abdul Razak lança o X Festival Nacional de Cultura e Turismo em Quelimane

Data: 27/02/2018
Abdul Razak lança o X Festival Nacional de Cultura e Turismo em Quelimane

A cidade de Quelimane, capital da Zambézia foi o palco da cerimónia de lançamento da Fase Provincial do Festival Nacional de Cultura e Turismo da Zambézia, dirigida pelo Governador Abdul Razak, no dia 25 de Fevereiro do ano 2018, na Escola Pré Universitária, 25 de Setembro, no Distrito de Quelimane.

Na ocasião, Abdul Razak disse no discurso de abertura "Hoje testemunhamos o lançamento provincial do 10º Festival Nacional de Cultura que decorre em todo o País sob o lema "a cultura promovendo a mulher, identidade no desenvolvimento sustentável."

As manifestações culturais no nosso País, iniciaram oito anos após a proclamação da nossa Independência com o slogan " a cultura é o sol que nunca desce."

Em 1978 decorreu o primeiro Festival Nacional de Dança Popular em Moçambique. Desde então até 2016 já foram realizados mais de oito Festivais Nacionais de Cultura e este ano vamos realizar o 10 º Festival Nacional de Cultura na Província de Niassa. Portanto temos todos estes anos, festivais culturais que fazem com que a nossa cultura moçambicana seja expandida, conhecida, preservada e consolidada.

Com o 10º Festival Nacional de Cultura, o Governo pretende preservar e desenvolver todas manifestações de arte e cultura para criar uma plataforma de interação, intercâmbio e divulgação do património cultural de Moçambique e de progresso para consolidar a paz e coesão social através de convívio de diversos fazedores da cultura.

Dado que os festivais culturais criam oportunidades de negócio e a nossa Província é rica em manifestações culturais, nos Distritos de Namacurra, Gurué, Ile e Alto Molocué. Porque todos Distritos da nossa Província possuem a sua dimensão cultural, gostaria que o empresariado local contribuísse na sua promoção e divulgação.

Aos artistas interessados, não basta inscrever-se, é necessário preparar-se mas também que não haja favoritismo na selecção dos participantes.

Fonte: Ics