Informação

Agência de Desenvolvimento do Zambeze investe 2.5 mil milhões de meticais na agricultura

Data: 19/04/2017
Agência de Desenvolvimento do Zambeze investe 2.5 mil milhões de meticais na agricultura

A Agência de Desenvolvimento do Zambeze vai investir, nos próximos anos, 2.5 mil milhões de meticais para apoiar as linhas de financiamento de agro-indústrias e comercialização agrícola. A ideia é dotá-las de capacidade para comprar, junto dos produtores, excedentes agrícolas para o processamento e colocação ao mercado com qualidade necessária.

“Firmamos duas parcerias, uma com a GAPI e outra com a Sociedade de Investimentos. Como sabem, a Agência de Desenvolvimento do Zambeze não é uma instituição financeira, portanto mobilizamos recursos e colocamos à disposição destas duas instituições financeiras para que possam criar produtos apetecíveis para as Pequenas e Médias Empresas (PME) poderem dinamizar a comercialização e o agro-processamento.

O director-geral da agência, Roberto Albino, diz que o financiamento já está disponível e deve avançar já com a comercialização agrícola deste ano. Por exemplo, logo que a fábrica de Nicoadala começar a comprar arroz, estará a utilizar a linha de financiamento. Explicou ainda que a Agência assiste desde pequenos produtores de um hectare, até aos produtores comerciais e que o mais importante, agora, é assegurar a estes, independentemente da sua dimensão, que haverá mercado seguro para a cultura do arroz no vale do Zambeze nesta campanha e nas próximas.     

A fábrica de processamento de arroz de Nicoadala vai beneficiar de financiamento e que por sua vez vai comprar a matéria-prima junto ao produtor no valor de 16 meticais o quilo. “Há muitos sistemas de produção e cada sistema tem os seus custos monetários e das contas que fizemos, 16 meticais por quilograma é um preço que dá para pagar ao produtor os custos todos e ainda ganhar algum dinheiro”, revelou Roberto Albino. 

Na última quinta-feira, a Agência do Desenvolvimento do Zambeze assinou um acordo de financiamento de 20 milhões de euros (equivalentes a 1 516 860 000 meticais) com o Reino dos Países Baixos para o apoio de desenvolvimento inclusivo e sustentável do vale do Zambeze.