Assembleia Provincial da Zambézia assina memorando de entendimento e parceria com a RADEZA
O evento acima citado, realizou-se no dia 21 de Julho do ano 2020, na respectiva sala de Sessões, sita no bairro Mapiazua, na cidade de Quelimane, perante os Órgãos de Comunicação Social, funcionários, membros, simpatizantes deste órgão e convidados.
Na ocasião, o Presidente da Assembleia Provincial, António Moldes Gusse agradeceu o gesto da RADEZA enquanto a RADEZA por sua vez, comprometeu-se a honrar na letra e no espirito os passos do mesmo nos termos seguintes:
O Presidente de Assembleia Provincial, António Moldes Gusse saudou e agradeceu a todos presentes no acto de assinatura deste memorando de entendimento e parceria com a Rede das Organizações para o Ambiente e Desenvolvimento Comunitário Sustentável da Zambézia, RADEZA afirmando.
“Hoje, estamos firmando a nossa parceria, entre Assemincial da Zambezia e a RADEZA que é sem duvida, uma demonstracao de interesse entre as partes, não so como uma ONG nacional mas tambem uma entidade de reconhecido merito, ao nivel nacional e internacional.
Há tempos que matinhamos contacto com a RADEZA mas agora corporizamos a nossa parceria, atraves deste memorando de entendimento e creio que o mesmo firma as bases para encontros periodicos.
Espelha o nosso desejo como uma Assembleia Provincial, enquanto casa do Povo e a RADEZA de matermos um dialogo permanente
assumimos o compromisso de tudo fazer para continuar a trabalhar, em prol dos objectivos, juntos almejados.“
O Presidente da RADEZA, Marcos do Amaral sublinhou na sua intervenção que citamos, “cabe-me presenciar este grande momento que talvez é um marco para a RADEZA, a assinatura deste memorando.
Pois com esta parceria, nós como RADEZA, pretendemos colaborar e apoiar onde for possivel realizar as actividades de Assembleia Provincial da Zambézia, sobretudo ao nível de círculos eleitorais, distritais onde a RADEZA trabalha.
Observando porém, as vertentes do ambiente no desenvolvimento Comunitário porque com este memorando, nós esperamos que doravante a RADEZA e a Assembleia Provincial da Zambézia realizem acções conjuntas, no âmbito de monitoria e avaliação participativa, das actividades realizadas pela RADEZA.
E no âmbito dos programas de coordenação da plataforma para o desenvolvimento integrado da Zambézia e do Moz videa que nós cuidamos pelo mecanismo de doação dedicado as comunidades locais e que nós presidimos na Zambézia.
É da responsabilidade da RADEZA neste acto, colaborar na implementação e execução das actividades aprovadas nos planos de acção de Assembleia Provincial da Zambézia, gerir ou garantir, caso necessário, subsídios de apoio de alimentação ou alojamento para que os membros de Assembleia Provincial possam participar de forma proactiva, dentor das actividades aqui abordadas, ao nível de Distritos.
De referir que será na base de Distritos onde a RADEZA tem as suas intervenções, prestar também informação regular à Assembleia Provincial da Zambézia, sobre as actividades acordadas dentro das cláusulas acordadas e envolver-se em capacitações governamentais de gestão participativa, entre outras.“
Após a leitura das cláusulas do mesmo, os representantes das duas partes, os Presidentes de Assembleia Provincial, António Molde Gusse e Marcos do Amaral, procederam a assinatura dos documentos do acordo em alusão, um acto que culminou com habitual brinde do champanhe e lanche de confraternização caracteristicos em cerimónias desta natureza.
Fonte: Ics