
CEDSIF capacita 90 membros de assembleia provincial da Zambézia

90 membros da Assembleia Provincial da Zambézia estão a beneficiar de uma capacitação em Finanças Públicas, durante três dias, a contar de 23 de Maio de 2017, na cidade de Quelimane.
O presidente de Assembleia Provincial da Zambézia, Betinho João Jaime revelou esta informação na conferência de imprensa concedida aos órgãos de comunicação social, acrescentando que o objectivo é dotar os membros da Assembleia Provincial de conhecimentos que os permita fiscalizar o executivo cada vez mais habilitado para uma governação mais inclusiva e responsável.
Betinho João disse ainda que o evento é financiado pela Oxifam-Ibis, facilitado por quadros do Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação das Finanças, CEDSIF da Direcção Provincial da Economia e Finanças da Zambézia, Instituição Pública tutelada pelo Ministério da Economia e Finanças.
E que entre os conteúdos a serem ministrados destacam-se, o ciclo de planificação, orçamento em Moçambique, o cenário fiscal de médio prazo, plano económico-social e orçamento da Província, PESOP, execução orçamental, ao nível provincial, papéis de órgãos de controlo interno e de membros de Assembleia Provincial enquanto Fiscalizadores do executivo.
Ainda segundo João Jaime, também fazem parte do leque de conteúdos deste seminário, a mineração que fez parte de um seminário em Marco deste ano e queremos perceber o processo de extracção na exploração de áreas pesadas em Maquival como levar a mensagem de recenseamento geral da população e habitação para garantir sua aderência massiva.
A identificação da lacuna e por parte de algumas organizações da sociedade civil do sector da governação e consequente necessidade de intervenção foram as causas que ditaram a realização desta capacitação para a qual recomendamos aos participantes que pautem pela disciplina boa assimilação dos conhecimentos de modo a replica-los.
Depois da Zambézia, o mesmo será abrangente aos membros de Assembleias das Províncias de Tete, Cabo Delgado, e Nampula.
Fonte: ICS