Informação

CIOHO capacita jornalistas em conteúdos de nutrição nos 1ºs 1000 dias da vida

Data: 20/02/2018
CIOHO capacita jornalistas em conteúdos de nutrição nos 1ºs 1000 dias da vida

Cerca de 24 jornalistas das rádios comunitários de 17 Distritos da Província da Zambézia participam numa capacitação com vista a melhorar o seu conhecimento em conteúdos sobre nutrição, na produção de programas de rádio para mudança de comportamento, com duração de dois dias a partir de 20 de Fevereiro de 2018, na cidade de Quelimane.

A facilitadora Cristina que orienta o evento, disse na sessão de abertura que o objectivo é para que estes profissionais/elos de ligação com as comunidades percebam a nutrição como actividade que inicia nos primeiros anos da vida dos quais os 1000 primeiros são muito importantes.

Falando da situação da desnutrição crónica em Moçambique, a fonte disse ainda que é um problema de saúde pública onde nós como comunicadores devemo-nos colocar nas barreiras que sustentam a resistência da mudança de comportamento alimentar.

O que significa para aquelas pessoas que acreditam na feitiçaria como a causa, o programa de rádio deve trazer elementos que fundamentem que o facto não tem nada a ver com tal como (tecnécios de saúde moderna e praticantes da medicina tradicional) entre outros.

O projecto CIOHO tem a duração de cinco anos em 17 Distritos com inicio em oito concretamente Pebane, Maganja da Costa, Lugela, Mopeia, Namacurra, Mocuba, Milange, Cidade de Quelimane e já realizou muitas formações como Aconselhamento Testagem em Saúde na Comunidade, ATSC, sendo a última STOP à Malária enquanto esta é a primeira de nutrição até o momento.

Fonte: Ics