
Casamentos prematuros resistem aos grandes esforços empreendidos no empoderamento da rapariga

O Governador Abdul Razak disse na sessão de abertura que tem a certeza desta conferência da rapariga vai trazer soluções para os problemas da rapariga e do rapaz.
Em nome da população da Província da Zambézia e do Governo saúda o Presidente da Republica Filipe Jacinto Nyusi pelo seu esforço na busca de paz efectiva e a Presidente do Conselho de Administração da Fundação para o Desenvolvimento das Comunidades, Graça Machel pelo esforço na solução dos problemas da rapariga.
A província da Zambézia em particular a cidade de Quelimane acolhe a Conferencia Nacional da Rapariga cujo objectivo principal é reforçar o diálogo permanente da rapariga de forma eficaz para garantir melhores condições de sua vida.
Na nossa Província, várias acções têm vindo a ser levadas a cabo com vista a retenção da rapariga nas escolas, quer pela extensão da rede nacional das escolas, quer na sensibilização de líderes comunitários e religiosos, matronas de ritos de iniciação sobre o desencorajamento de práticas nocivas a rapariga de modo a encontrar melhores condições de aprendizagem.
Segundo inquérito de 2011, a nossa Província apresenta índices muito elevados de casamentos prematuros onde 40 porcento de raparigas casaram antes de 18 anos, o que não só é preocupação do Governo mas também de toda a sociedade.
Há que prestar maior atenção a certos usos e costumes incluindo tabus prejudiciais a rapariga e o CNR é um lugar privilegiado para o efeito e quero apelar a participação directa de jovens, adolescente, raparigas e rapazes nos painéis de debate.
Fonte: Ics