Informação

DPCTESTP realiza palestra sobre Segurança Cibernetic em Moçambique

Data: 14/05/2018
DPCTESTP realiza palestra sobre Segurança Cibernetic em Moçambique

Na Sessão de abertura deste evento, o Director Nacional das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), Engenheiro Sotomane dissertou na palestra alusiva, definindo a segurança cibernética que é técnica de protecção  de computadores, redes, programas e dados, contra acessos não autorizados ou ataques e crimes cibernéticos.

"Para nos salvarmos destes ataques, criamos o mundo corporativo do Estado que é o Gov.mz mas que acontece na maior parte das vezes, é que geralmente usamos e-mails gratuitos e acabamos sendo atacados e muitas instituições já foram atacadas mas não sabem de nada.

A organização que faz o controle do espaço cibernético  em Moçambique é o domínio Gov. mz, e o Instituto Nacional das Tecnologias de Informação é o organismo que regula a entrada de dados em Moçambique.

Este tema criou  interesse da participação para muitos estudantes da área de entre os quais  Kelve Bissane Rodrigues do 3° ano das Tecnologias de Informação da UCM questiona qual é o e-mail que os funcionários devem usar visto que o yahoo é que mais sofre de ataques cibernéticos.

Em resposta definitiva às inquietações, Sotomane socorreu-se do Artigo 5 da Lei das Transações Electrónicas segundo o qual, o remetente de uma informação electrónica é responsável pelo seu mau uso e pode ser condenado de acordo com a Lei.

Porque aquele que não comete  crime fisicamente, não o pode cometer por meios electrónicos.

No encerramento, o Director Provincial de Ciência Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Cardoso Meque disee que a cibersegurança é um tema novo bastante interessante, nós temos a capacidade em relação aos recursos humanos que são os estudantes, os professores e apenas falta-nos criar espaço para debates e convidou à todos jovens maiores de 18 anos que ainda não se recensearam a se dirigirem aos postos de recenseamento para o fazerem até o dia 15 de Maio de 2018.  

Fonte: ICS