Informação

Delegado do INE recensea o Governador Abdul Razak na sua residência

Data: 01/08/2017
Delegado do INE recensea o Governador Abdul Razak na sua residência

O Delegado do INE, Armando Terenha Terenha recensea o Governador Abdul Razak na sua residência tendo marcado desta feita, o início do processo de recenseamento geral da população e habitação, hoje, dia 01 de Agosto de 2017, na Província da Zambézia. 

Na ocasião o Governador Abdul Razak confirmou que recenseou sem dificuldades nos seguintes termos “acabei de recensear, foi fácil, as perguntas são confidenciais e não vão ser utilizadas para outro fim que não seja estatístico, Quero aproveitar esta ocasião para exortar e apelar a toda população da Província da Zambézia para participar neste grande evento que é o recenseamento geral da população e habitação.

Como sabem já foi amplamente difundido, vai nos dar dados extremamente úteis sobre a população, os grupos etários, sua composição e localização da população e assim podemos ter uma ideia de como é que a população da Província da Zambézia evoluiu, nos últimos 10 anos.

E vamos ter uma informação detalhada de como nós vivemos, em termos de abastecimento de água e as características de cada família em termos de línguas, educação, religião portanto informações muito úteis que podemos ter porque vamos ver já índices da produção do país, sua evolução nos últimos dez anos e para o futuro.

Sabendo a localização da população, sua composição, as características em termos de suas condições de vida, nós podemos planificar melhor aquilo que necessitamos para o futuro, em termos de saúde, educação e necessidades de abastecimento de água entre outras futuras.

Queria também salientar que o facto de termos informação sobre densidade e sua localização, nós podemos prestar mais atenção em termos de infraestruturas sociais e económicas no futuro.

Vai ser um exercício extremamente útil com fins estatísticos, de governação para o qual nós devemos participar activamente. Devo dizer que a população da Zambézia, vamos todos contar Moçambique.

Está tudo a posto e as últimas informações que recebemos ontem confirmam que está tudo aposto para o início desta actividade."

O Delegado do INE, Armando Terenha, disse por seu turno que as condições foram criadas por isso o processo arrancou à zero hora, inclusive as condições da parte logística dos controladores e recenseadores também foram criadas.

Neste momento, estão envolvidos 13.0 79 recenseadores que é o pessoal que está a recolher dados directamente da população.

Também estão envolvido 4080 controladores que são responsáveis das equipas e não só como também 62 formadores regionais que agora assumem funções de supervisores distritais para além de quatro supervisores provinciais.

Em termos de meios circulantes, a Província recebeu 14 viaturas que já fizemos a distribuição aos 14 distritos. Os distritos que não tiveram viaturas, já fizemos contactos aos directores para darem apoio.

Também recebemos bicicletas que estão sendo mantadas, portanto concernente a meios circulantes faltam motas que aínda não recebemos mas também em número reduzido.

Logo que recebermos faremos a sua distribuição aos distritos. Vamos receber 1800 bicletas e neste momento já foram montadas e distribuídas 1500.

As que restam vão chegar a tempo porque elas vieram dar mais impute a recolha de dados, estão sendo montadas no armazém Provincial, na cidade de Quelimane e no fim do processo ficarão a cargo dos Distritos para ajudar chefes de postos e algumas operações estatísticas.

Fonte: Ics