Informação

Destacamento feminino comemora bodas de ouro em Quelimane

Data: 14/03/2017
Destacamento feminino comemora bodas de ouro em Quelimane

Sob o lema "cinquenta anos celebrando a participação activa da mulher moçambicana na libertação e desenvolvimento do País"

As cerimónias das bodas de ouro do Destacamento Feminino iniciaram com a deposição da corôa de flores no monumento aos heróis moçambicanos pelo Governador da Zambézia, Abdul Razak Noormahomed e os Membros e convidados permanentes do Governo Provincial, num acto seguido da história de criação da organização, lida pela respectiva Secretária, no comício alusivo que culminou com a intervenção do Chefe do exectivo provincial.

Em conferencia de imprensa consedida aos órgãos de comunicação social na praça dos heróis moçambicanos, Abdul Razak disse que" trata-se de um dia especial em que nós comemoramos os cinquenta anos do Destacamento Feminino que é o pelúrio da emancipação da mulher  em todas esferas principalmente da luta de libertação nacional.

Com a criação do Destacamento Feminino já foi possível que a mulher participe em todos domínios quer da luta armada directamente mas também em todas actividades de apoio à luta de libertação nacional mas também em actividades de desenvolvimento.

O Destacamento Feminino significa a emancipação da mulher  que não é disputa entre a mulher e o homem mas sim a sua complementaridade para que juntamente com o homem participe em todas tarefas de desenvolvimento sócio económico do nosso País.

Significa que as mulheres podem e devem participar não só em cargos de direcção e chefia mas também  sobretudo em todos domínios que temos mulheres que são enfermeiras, engenheiras agrónomas e também queremos que as mulheres participem em actividades que normalmente eram mais vocacionadas para o homem como mecânicas,  motoristas.

E este dia significa o lançar da emencipação da mulher  em todos domínios do nosso País e da nossa Pátria.

Questionado sobre como recebeu a mensagem do prolongamento da tregua, Rezak Noormahomed respondeu que foi com muito agrado porque segundo ele, só com a paz nós podemos ter  a possibilidade de desenvolver a nossa Província, fazer a nossa produção sem problemas e a comercialização agrícola sem dificuldades.

Todos nós somos pessoas e os técnicos de saúde podem trabalhar sem dificuldades ,  a paz significa um passo importante para o desenvovimento.

Em relação ao caso funcionário do Estado flagrado em cobranças ilícitas à um paciente para o exame de radiologia no Hospital Central de Quelimane, disse não ter conhecimento mas é de lamentar ter acontecido e mesmo serão tomadas medidas de acordo com os estatutos da ordem dos médicos porque são actos que nós condenamos em todos domínios infelizmente.

Já no comício popular, o nº1 da Província da Zambézia sublinhou uma vez mais que "vamos homenagear as heroínas da luta de libertação nacional, cuja história de criação ouvimos contada pela Secretária de ACLIN da cidade de Quelimane.

Celebra-se a passagem dos cinquenta anos da criação do Destacamento Feminino, através de inúmeras acções como a de ter participado directamente  na luta de libertação nacional, transportando material de guerra,  realizando outras tarefas nas frentes de combate, ensino e produção,  as mulheres do destacamento feminino cumpriramexemplarmente a sua missão heróica, dando a sua contribuição por vezes com a própria vida para a libertação da nossa Pátria amad.

Por isso, queremos render homenagem as mulheres do Destacamento Feminino pelo seu exemplo, coragem e determinação apelando à todas mulheres para que continuem a engajar-se nas tarefas  da independência nacional, preservação da paz e da unidade nacional e do desenvolvimento económico e social do nosso País.

O papel desempenhado pelas mulheres do destacamento feminino durante a luta de libertação nacional deve continuar a iluminar o caminho  das novas gerações, a inspirar a participação da mulher nos vários domínios da vida política e social do nosso país.

Enquanto organização pioneira no processo da emancipação da mulher, o destacamento feminino deixou um legado que importa preservar, consolidar e  expandir, por força do papel da mulher no desenvolvimento, comando cultural, económico e social, na promoção da igualdade de direito  e oprtunidades entre o homem e a mulher.

O aumento do número de raparigas nas salas de aulas, o combate à droga, à exploração sexual da rapariga e aos casamentos prematuros, o aumento das mulheres nos órgãos de tomada de decisão, são entre outros os desafios que se colocam a mulher na actualidade.

Sobretudo queremos que  as mulheres participem em todos domínos e profissões  com as suas competências e qualidades e dedicaçãpara o desenvolvimento sócio económico em Moçambique.

Estamos conscientes  que com amesma determinação manifestada há 04 de Março de 1967, a mulher saberá enfrentar os desafios que se colocam na actualidade.