
Doar o livro é contribuir para cidandania responsável e desenvolvimento sustentavel

O Governador da Província da Zambézia, Abdul Razak lanaçou no dia 10 de Maio de 2018 na Biblioteca Provincial da Zambézia em Quelimane, a Campanha Nacional de Doação de Livros, na presença de membros do Governo, docentes, discentes, académicos e a população em geral.
No discurso da cerimónia de lançamento, Abdul Razak sublinhou que " Doar o livro é contribuir para cidandania responsável e desenvolvimento sustentável”O evento que hoje testimunhamos representa a afirmacao do nosso contributo na promocao e acesso a informacao reesponsavel visando promover o habito e gosto pela leitura sensibilizando assim os cidadaos sobre a importancia da Biblioteca e do livro.
É do conhecimento que a sociedade precisa de estar informada e uma das formas de manter esta sociedade informada e de criar o habito da leitura que constitui tambem uma ferramenta de abertura de portas de alargamento horizontes um dos principais elementos para o crescimento intelectual do individuo.
A campanha nacional realizada, é de iniciativa do governo e todos autores intrevenientes a contribuir no progresso do saber em particular do conhecimento em geral para consolidar o gosto da leitura e da promoção do livro nas nossas bibliotecas públicas provinciais, distritais e municipais. Essa campanha acontece na altura em que a situção das nossas bibliotecas paralisa-se com alguns problemas relacionados com exiguidades de obras e fontes demográficas, mobiliários e equipamentos na altura de ensino e aprendizagem da formação de autodidatismo dos cidadãos bem como dos recursos humanos e materiais para assegurar belo funcionamento das mesmas.
O governo está a reforçar a capacidade institucional para o processo de ensino e aprendizagem na aquisição do conhecimento técnico cientifico, para os cidadãos precisamos de encontrar formas e meios para que as bibliotecas publicas comprem com os seus objectivos. Neste contexto, convida-se a todos os presentes e os demais a doar um livro, equipamentos e mobliários às bibliotecas públicas e privadas, provinciais e distritais nessa campanha que terà termino no mês de Agosto.
Na mesma abertura, o Governador da Zambézia, disse que o livro electrónico da internet não substitui o livro físico, todos temos na nossa vida a possiblidade de ler o livro e também manipular os livros escolares diferente de ter um livro em papel visto que, o prazer de ler um livro físico é muito importante do que do livro electrónico. Apelou ainda a todos os presentes que façam o bom uso dos livros para os seus estudos. No final do seu discuso, o Governador da Zambézia, apelou a todos cidadãos presentes da Província da Zambézia que vivem em zonas das Autarquias Distritais e Municipais, para que se, fassam presentes nas zonas de recenseamento eleitoral para se poderem recensear de modo a exercer o seu poder de cidadania de eleger
Por sua vez o Director Provincial da Cultura e Turismo da Zambezia, Aly Aboobacar, disse que "as nossas bibliotecas tem encarado imensas dificulidades nas obras actualizadas bem como mobiliarios, equipamentos e falta de fundos bibliograficos, o que nos remete a uma reflexao sobre elaboracao de mais estrategias.para angariacao desses bens como forma de minimizar a situcao actual. Deste modo gostaria de convidar a todos intervenientes a sermos mais proativos pata que contruamos posetivamente na melhoria das condicoes das nossas Bibliotecas ao nivel da provincia"
Entrevistada pelo portal do Governo sobre o que gostaria ver a acontecer após esta cerimónia, a professora da Escola Primária Completa de Quelimane, Beatriz respondeu "não basta entregar livros a Biblioteca para estarmos seguros da nossa contribuição na promoção da cultura de leitura. É importante que os doadores se desloquem às escolas para também doarem aos alunos sobre tudo as criãnças necessitadas e impossiblitadas de virem ler na Biblioteca”.
Fonte: ICS