Informação

EPC “17 de Setembro” acolhe lançamento das celebrações da quinzena da criança

Data: 31/05/2017
EPC “17 de Setembro” acolhe lançamento das celebrações da quinzena da criança

Uma multidão de crianças e adolescentes aderiu em massa na manhã do dia 24 de Maio de 2017 ao pátio da Escola Completa “17 de Setembro” de Quelimane para participar nas celebrações do lançamento da quinzena da criança num ambiente de cor e muita alegria caracterizado por cantos e danças abrilhantados por vários grupos de alunos daquele estabelecimento de ensino.

O evento foi organizado pela Direcção Provincial do Género, Criança e Acção Social e contou com as presenças de representantes do Governo do Distrito de Quelimane, da Organização Continuadores de Moçambique, do Parlamento Infantil, de parceiros de cooperação entre pais e encarregados de educação.

As crianças do Distrito de Quelimane, em representação de todas as crianças da província da Zambézia, ao apresentarem a sua mensagem alusivo ao lançamento da quinzena da criança, tiveram a honra de endereçar votos de boas vindas à todos os presentes e pediram que se sentissem felizes naquele lugar como se estivessem nas suas casas.

Mais adiante, agradeceram a Direcção Provincial do Género, Criança e Acção Social pela iniciativa de ter escolhido o Distrito de Quelimane e em particular a Escola Completa “17 de Setembro” para acolher as cerimónias da abertura da quinzena da criança que este ano ostenta o lema “Proteger a criança é preservar a geração do amanhã”.

As crianças disseram que querem a paz em primeiro lugar e reconheceram os esforços do Presidente da República e do Líder da Renamo para a necessidade de se alcançar uma paz efectiva no país. Também manifestaram o seu desejo à protecção, educação zelosa com amor e carinho de modo a responderem cabalmente os desafios da pátria amada e no final agradeceram a presença de todos que tiveram a bondade de testemunhar aquele acto.

Falando em representação do Administrador do Distrito de Quelimane, a Secretária Permanente Distrital, Rosa Vasco Savaio salientou que o lançamento da quinzena da criança enquadra-se no âmbito das celebrações de 1 de Junho, Dia Internacional da Criança e 16 de Junho, Dia da Criança Africana cujo lema escolhido para este ano leva aos pais, encarregados de educação, dirigentes e todos adultos a reflectirem sobre os direitos da criança de Moçambique, do continente africano e do mundo em geral.

Rosa Vasco questionou se todas as crianças se beneficiavam de seus direitos e se todas as famílias cuidavam bem das crianças que se encontram na sua responsabilidade e estas, por sua vez, responderam em uníssono que não.

A Secretária Permanente Distrital referiu que tem acompanhado casos de violação dos direitos da criança. A título de exemplo, citou crianças que são vendidas e outras que apesar de viverem numa família são maltratadas. Ela referiu que estas acções são consideradas como crimes por isso, qualquer pessoa independentemente de sua afinidade com a criança lesada, tiver presenciado um facto destes, pode denunciar a quem de direito para que os seus promotores sejam julgados perante a justiça.

Por seu turno, a representante da Directora Provincial do Género, Criança e Acção Social que declarou aberta a quinzena da criança, exortou para que todas elas tenham a coragem de expressar aos mais velhos ou amigos qualquer problema que enfrentarem na vida para merecerem de qualquer ajuda possível.

A fonte afirmou ainda que o futuro promissor almejado por Moçambique depende da atenção que todos prestarem ao desenvolvimento saudável das crianças.

“É obrigação de todos nós proteger a criança para que ela cresça num ambiente seguro e saudável” – concluiu.

Fonte: Ics