Informação

Emergência de nutrição regista taxa de 98 porcento de cura em Milange

Data: 16/07/2018
Emergência de nutrição regista taxa de 98 porcento de cura em Milange

O Director do Serviço Distrital de Saúde Mulher e Acção Social de Milange, Leonardo Luís Mareço revelou em conferência de imprensa concedida a reportagem da Delegação do Instituto de Comunicação Social, na Zambézia que decorrem diversas actividades no âmbito da emergência de nutrição onde foram curados 98 porcento de pacientes notificados até o momento.

Entre as actividades realizadas, destacam-se as de mobilização comunitária para adesão aos serviços de Saúde, sobretudo no que concerne a formação de membros das comunidades para verificação de diagnóstico da desnutrição aguda e moderada, ao nível das comunidades.

Leonardo disse ainda que o objectivo é referenciar as crianças para as unidades comunitárias de modo que estas façam o devido seguimento à unidade sanitária de referência do Distrito.

"Paralelamente a esta actividade, estamos a fazer seguimento com Programa Mundial de Alimentação, (PMA), na formação de membros comunitários para identificarem e mapearem as crianças com problemas de desnutrição para posteriormente leva-las a unidade sanitária onde recebem alguns suplementos nutricionais de correcção do estado nutricional das mesmas crianças.

Inelizmente isto é feito com apoio dos membros das comunidades que já foram formados neste sentido e estamos a ter resultado palpável que se reflecte na aderência as unidades sanitárias por muita gente levando suas crianças para aferirem o seu estado nutricional.

Achamos que isto é um grande ganho porque através desta mobilização, a população já percebe quais os grandes problemas que tem no estado nutricional e em função dos produtos que tem o que pode fazer e como deve combinar estes produtos para prevenir a desnutrição ao nível das nossas comunidades".

Questionados quantos casos haviam sido notificados, Luís Mareco limitou-se a responder que " sim temos alguns casos registados ao nível das nossas unidades sanitárias, em função dos quais conseguimos fazer a correcção ao nível da nossa Unidade Sanitária de referência.

E que importa referir que nós temos uma taxa de cura de 98 porcento o que significa que as crianças que são identificadas e internadas ao nível da nossa maior Unidade Distrital, 98 porcento acabam curando e saem com estado nutricional melhor.

O Medico Chefe distrital de Milange, Almiro Raimundo disse por sua vez que no âmbito da emergência de nutrição decorrem 12 actividades em sete Localidades de Carico, Liciro, Sabelua Nambuzi, Mongue, Dachuda e Dulanha onde as brigadas móveis actuam.

Fonte: Ics