Informação

Empresários Chineses entregam bolachas para vítimas de centros de reassentamento em Quelimane

Data: 29/03/2019
Empresários Chineses entregam bolachas para vítimas de centros de reassentamento em Quelimane

Os empresários chineses entregaram bolachas ao Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), no dia 27 de Março do ano 2019 para este as encaminhar às pessoas afectadas que se encontram nos centros de reassentamento.

O seu representante, Vijai Kumar disse que eles sentiram muito pelo sofrimento dos moçambicanos por isso concretizaram este apoio.

A Delegada do INGC Maria Madalena disse na ocasião que este donativo vai aos Centros de reassentamento com destaque para Maganja da Costa particularmente no Posto Administrativo de Nante, Localidade de Sopa onde também temos o Programa Mundial de Alimentacao (PMA) a fornecer produtos não alimentares.

"Em Nicoadala a situação está estabilizada, estamos a transferir as pessoas dos centros de acomodação para os seus talhões definitivos.

Isto está nos ajudar muito para maior controlo porque Nicoadala é praticamente Quelimane e pode haver questões de oportunismo.

Estamos com uma média de nove mil famílias afectadas e  só para Maganja da Costa precisamos de uma média de mil quinhentas lonas para atendermos 700 famílias que lá temos.

Em Nicoadala também temos 200 e tal famílias por reassentar que inclusive até têm espaço e em termos de tendas estaríamos a falar de uma necessidade de por aí duas mil à duas mil e quinhentas famílias para reassentarmos as pessoas porque os centros de acomodações têm todos aqueles males que podem advir e queremos que saiam dali.

Neste momento, a prioridade são lonas e plásticos para saneamento porque passamos das fases de resgate e acomodação para a de reassentamento das pessoas resgatadas e acomodadas que precisam lugares para construir pelo que precisamos de lajes para as latrinas e ferramentas para se porem nos seus talhões que é o nosso grande problema neste momento."

Fonte: Ics